Início Maringá Licitação para o Eixo Monumental deve ser aberto este ano

Licitação para o Eixo Monumental deve ser aberto este ano

O prefeito Ulisses Maia informou que as obras de restauração do Eixo Monumental de Maringá estão em fase de entrega final dos projetos e que a expectativa é de abertura da licitação ainda este ano. O Governo do Estado teria assegurado contribuição por meio de recursos para a execução do projeto que foi iniciado em 2017. Uma empresa de São Paulo está entregando, conforme calendário, cada etapa da iniciativa que promete recuperar a antiga rodoviária, Praça Raposo Tavares, Avenida Getúlio Vargas e transformar o entorno em um calçadão até a Praça da Catedral.

De acordo com Maia, o projeto é pensado para trazer mais segurança e opções de lazer e convivência para a população. Reforçou que “com calçadão, quadras esportivas, pistas de skate, praças, ciclovia, bancos, espaço pet, entre outros, nós vamos proporcionar bem-estar para todas as pessoas. O projeto é dividido em sete etapas. A primeira parte contempla três trabalhos. A revitalização é audaciosa e transformará a área central com novo visual.”

A Prefeitura considera o Eixo Monumental um projeto inovador com investimento aproximado de R$ 50 milhões. Será um trecho de dois quilômetros com diversos espaços e atrações, além de acessos a importantes pontos como Terminal Intermodal, Vila Olímpica, Prefeitura, Catedral, entre outros. O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam) e Secretaria de Planejamento (Seplan) fizeram uma série de apresentações sobre o Eixo Monumental para diferentes segmentos.

Além do Eixo Monumental, o prefeito também falou sobre o projeto do Cine Teatro Plaza. Segundo ele, está pronto e o município aguarda o preço da perícia para que seja efetuado o pagamento e abertura da licitação da obra. Houve a desapropriação e a parte térrea, onde ficava o cinema, é do Poder Público; já a parte superior é de propriedade particular. Como a família proprietária não concordou com a avaliação realizada, o poder Judiciário vai avaliar o preço por meio de perícia. O projeto de reforma está finalizado.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: