Os casos de furtos de fios de cobre têm aumentado em Maringá, principalmente em prédios públicos, o que significa um prejuízo grande ao município. Segundo dados da Secretaria de Infraestrutura, cerca de 18 ocorrências de furtos em equipamentos foram relatadas este ano. Com o objetivo de discutir ações para evitar a prática criminosa, o secretário de Infraestrutura Carlos Henrique Cardozo e o secretário de Segurança, Ivan Quartaroli, se reuniram com os delegados da 9ª Subdivisão Policial de Maringá, Adão Wagner Loureiro, Laércio Fahur e Luiz Henrique Vicentini.
“Em uma ação conjunta com a Polícia Civil buscamos não apenas medidas preventivas e repressivas, mas também atividades logísticas-estruturais que possibilitem a diminuição dos casos. Os furtos de fiação, em espaços públicos e privados, vêm ocorrendo em todo o estado do Paraná, e para evitar o transtorno causado, em Maringá a Prefeitura e a Polícia Civil estão preparando uma operação que possa coibir a receptação dos materiais”, explicou Quartaroli.
Em junho houve uma operação com as polícias para identificar os ladrões e inibir os furtos. Na ação intitulada Operação Electricae foram apreendidos 459 quilos de materiais elétricos. Na época, segundo o 4º Batalhão, foram 41 quilos de aço inox, cinco baterias de veículos, duas pessoas presas por receptação, 14 estabelecimentos vistoriados e quatro interditados. A notificação foi feita pela Secretaria de Fazenda de Maringá, que também encontrou situações como má conservação do imóvel e obstrução do espaço público.
“Os furtos de fiação e cabos elétricos acontecem principalmente em espaços públicos e empresas da cidade. Os ladrões costumam vender os materiais em depósitos e locais que comercializam produtos usados e recicláveis. A operação continuará nos próximos dias com o trabalho de investigação e apuração das polícias”, informou Cardozo.
Para denunciar basta entrar em contato com a Guarda Municipal, pelo telefone 153, ou no número 181, da Polícia Militar.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução