Início Notícias Gerais Especialistas orientam sobre diferença entre doenças respiratórias

Especialistas orientam sobre diferença entre doenças respiratórias

Com a umidade relativa do ar em níveis extremamente baixos em diversos estados brasileiros, o número de pessoas com doenças respiratórias tem aumentado. Especialistas já esperam que o tempo seco cause mais quadros irritativos, seja nos olhos, nariz ou boca, além de ressecamento da pele e dificuldade de respirar. Tudo isso pode ser confundido com a Covid-19; portanto, é preciso saber diferenciar as condições.

O médico pneumologista, Henrique Britto reforça que os danos ao organismo ocasionados pelo tempo seco são recorrentes em três partes do corpo: olhos, nariz e garganta, já a Covid, resfriado ou gripe envolvem outros sintomas que afetam outras partes do corpo. Segundo ele, quando os sintomas “fogem” para outros órgãos e locais, pode-se suspeitar de algo mais forte.

RESFRIADO
Durante um caso de resfriado, o doutor explica que as pessoas vão apresentar sintomas de irritação na garganta, espirros e coriza. Sinais geralmente leves e passageiros. Salienta que “este período mais seco e com o inverno, temos várias doenças respiratórias em circulação. Temos que observar todos os sintomas e a duração dele ao longo dos dias. Geralmente, os resfriados têm um curto período de tempo, dura no máximo dois dias e os sintomas passam logo.

GRIPE
Em caso de prolongamento dos sintomas, não é preciso desespero, o resfriado pode estar evoluindo para um quadro gripal. Quando a febre e dor de garganta perduram por mais tempo. Se a febre for mais intensa, dores no corpo, possível diarreia, congestão nasal forte e desconforto, a pessoa deve procurar o sistema de Saúde.

SINUSITE
Qualquer infecção que afeta o seio da face Causada por vírus que causam o resfriado comum e eventualmente o da gripe. Os sintomas são coriza, dor de garganta, febre, tosse, dor de cabeça e na maçã do rosto, mal-estar, cansaço, redução do olfato. Com frequência, as sinusites são virais. Profissionais lembram que o uso de antibióticos é indicado somente se houver complicação em uma sinusite bacteriana.

RINITE
Condição que acomete a mucosa do nariz Sintomas: coriza, espirros, sangramento nasal, sensação de catarro, prurido no ouvido, dor de garganta e facial, alteração no paladar, febre baixa e irritação nos olhos quando de fundo alérgico. Geralmente, as crises não trazem complicações Lavagem nasal, indicada para os casos acima. A orientação é que, na falta do soro fisiológico 0,9%, importante preparar um soro caseiro com um litro de água fervida ou filtrada, duas colheres de chá de sal e uma colher de chá de bicarbonato. Basta colocar a solução em uma seringa com capacidade para 20 ml e aplicar.

COVID-19
O quadro de Covid-19 pode ser diferente da gripe e a abordagem deve ser feita de forma mais rápida. Aquele que teve contato com alguém confirmado para a doença, e apresentou sintomas de gripe, deve realizar o teste de detecção do coronavírus o mais rápido possível. O período mais seco é capaz de causar esta dissociação entre os sintomas gripais e o da Covid. A infecção pelo novo coronavírus acomete o pulmão e leva a insuficiência respiratória grave com mais frequência.

Se trata de uma infecção respiratória aguda causada pelo Sars-CoV-2, da família dos coronavírus, que pode levar à morte. Os sintomas mais comuns são tosse seca, febre, dor no corpo, indisposição, perda de olfato e paladar, diarreia e dor de cabeça e nas costas. No caso da variante delta, há sintomas parecidos com os de um resfriado, o que inclui coriza e espirros com mais frequência.

DICAS
Em um modo geral, seja para evitar gripe, resfriado, tempo seco ou Covid-19, as pessoas precisam tomar algumas decisões como hábitos durante o período de tempo seco. As principais orientações são: beba muita água; evite exposição ao sol de forma desnecessária; tenha boa alimentação e hidratação; realize atividade física em horários com maior umidade; umidifique os ambientes para não usar o ar-condicionado por muito tempo; não consuma bebidas alcoólicas e refrigerantes em demasia; e use hidratante para pele.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: