Início Maringá Programa permite que alunos estrangeiros cursem disciplinas na UEM

Programa permite que alunos estrangeiros cursem disciplinas na UEM

A Universidade Estadual de Maringá é uma das seis instituições de ensino superior do Paraná ranqueadas pelo Emerging Economies University Rankings

O Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), mantém, junto a instituições do exterior, o programa de Mobilidade Internacional Virtual (MIV). Por meio da iniciativa, estrangeiros podem cursar disciplinas na UEM, assim como alunos da UEM também podem ter acesso à conteúdos de universidades internacionais parceiras. Atualmente, 10 paraguaios cursam disciplinas da instituição de ensino maringaense.

“Na UEM eu realizo as disciplinas de Administração de Marketing e Processos e Técnicas Administrativas. Avistei uma oportunidade de experimentar o ensino de uma universidade no exterior de qualidade e com excelentes recomendações. A experiência tem sido muito boa e produtiva, me permite conhecer os diferentes pontos de vista dos professores e colegas, e também conhecer um pouco mais da história do país”, disse Bruna Paula Deconto Zenen, discente da Universidade Nacional de Canindeyú onde cursa Ciências Contábeis.

O programa existe desde o ano passado e surgiu como alternativa à mobilidade presencial diante da pandemia do novo coronavírus. Apesar da expectativa do retorno das aulas presenciais em 2022, o coordenador do ECI, Marcio Cassandre, disse que deverá continuar com o programa para auxiliar os alunos que não podem participar da mobilidade presencial por falta de tempo ou recursos financeiros. De Maringá, 10 alunos participaram de disciplinas virtuais em universidades do Chile e da Alemanha.

Para os alunos da graduação há um processo seletivo e caso sejam aprovados apresentam os documentos requisitados. A abertura de novas vagas da UEM para estudantes de pós-graduação do exterior será divulgada entre outubro a dezembro deste ano.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: