Início Destaques do Dia Prefeitura quer instalar 70 novas câmeras de monitoramento

Prefeitura quer instalar 70 novas câmeras de monitoramento

A Prefeitura de Maringá publicou edital para contratação de uma empresa especializada que ficará responsável pela instalação de 70 câmeras de videomonitoramento nos principais pontos do município, além de fornecer um software de processamento de dados, análises e Big Data, todos integrados com bancos de dados das forças de segurança. O valor total a ser pago não deve ultrapassar os R$ 2.178.498; a abertura das propostas será no dia 24 de setembro.

São previstas 44 câmeras, de acordo com o edital, instaladas em pontos basicamente de acesso a Cidade e com grande fluxo de veículos. Exemplos são: Avenida Colombo, marginais ao Contorno Norte, viadutos, além de saídas próximas aos distritos. As câmeras deverão ter qualidade suficiente para que os agentes de segurança, que vão monitorar as imagens do Centro de Controle Integrado, consigam realizar a identificação facial, reconhecimento e leitura de placas.

O sistema vai proporcionar a criação de ações de auditoria e inteligência na prevenção da criminalidade. As informações serão transmitidas em tempo real para que os agentes possam agir na prática. Objetivo é reduzir índices, dar maior segurança para a população e promover o bem-estar.

Outras 26 câmeras serão para realizar o monitoramento interno onde há grande fluxo de pessoas, como: Parque do Ingá, Japão e Alfredo Nyffeler; Praças Raposo Tavares, Napoleão Moreira da Silva, Renato Celidônio, da Catedral; Estádio Willie Davids e Vila Olímpica; assim como a sub prefeitura de Iguatemi.

DESLIGADAS

Em junho deste ano, o Jornal do Povo foi procurado por um maringaense que teve a moto danificada após ser derrubada no estacionamento da Avenida XV de Novembro próximo à Avenida Getúlio Vargas. Uma das formas de identificar quem provocou o incidente seria analisando às imagens da câmera de segurança que fica no cruzamento das vias; porém o equipamento estava desativado, segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura.

O munícipe já havia passado duas vezes pela mesma situação perto do cruzamento em frente à Prefeitura. Chegou a procurar nos estabelecimentos comerciais se alguma câmera havia registrado o fato, todavia os equipamentos só gravavam a entrada da loja. Ao entrar em contato com a Guarda Municipal a solicitação do conteúdo público foi negada.

“A câmera na Avenida XV de Novembro é uma câmera de segurança e não de trânsito, e no momento se encontra desativada. A Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá conta com 51 câmeras de avanço de sinal e 50 câmeras de

radar de velocidade, instaladas em diferentes pontos da Cidade. Nas câmeras de avanço de sinal, é possível disponibilizar imagens em vídeo. Nas câmeras de radar de velocidade, todos os veículos que passam pela via são fotografados”, explicou nota enviada pela Prefeitura.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana todas as câmeras são fixas, não há rodízio de equipamentos. Caso seja preciso, é possível transferir uma câmera de um cruzamento para outro. Em caso de um local que não tenha mais necessidade de monitoramento, é possível transferir a câmera para um novo ponto que passará a ser monitorado. Importante ressaltar que, em março do ano passado, das 70 câmeras instaladas no município, pelo menos 30 não funcionavam.

Victor Cardoso

COMPARTILHE: