Até a tarde de ontem, o trabalho das equipes de Maringá e reforços da região conseguiu normalizar o atendimento a 90% das unidades consumidoras que tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido pelo temporal de terça-feira. Os eletricistas da Copel seguiam em campo nos trabalhos de manutenção e reconstrução das redes danificadas para regularizar os serviços em 3,6 mil domicílios que permanecem sem luz. O trabalho conta com a atuação de equipes da Defesa Civil que seguia recolhendo parte de árvores caídas.
Na manhã de ontem, o formulário de identificação de desastre, da Defesa Civil, apontou que foram: 358 chamadas, 160 árvores caídas, 59 galhos grandes derrubados, 40 casas atingidas, 13 carros danificados e 49 distribuições de lonas. A Copel informou que o temporal deixou 53 postes quebrados no município. As regiões Norte e Leste da cidade foram as mais severamente atingidas.
Os trabalhos mais intensos ocorreram nos bairros Jardim Alvorada, Vila Morangueira, Tuiuti, Quebec, Parque das Palmeiras e Parque das Bandeiras. A Copel ainda destacou que a Zona Leste também foi bastante afetada pelas chuvas.
SERVIÇO
Os contatos para informar casos de árvores e postes caídos, entre outros danos causados pelo temporal, são: Ouvidoria online (geoproc.maringa.pr.gov.br:8081/sistema156); Defesa Civil (44) 99103-8319; e Copel para falta de energia elétrica 0800 51 00 116 e WhatsApp (41) 3013-8973. A falta de luz pode ser comunicada pelo site e aplicativo da Copel também. Há ainda a opção de enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora. O serviço é gratuito e gera protocolo de atendimento, assim como os outros canais.
Victor Cardoso