Início Maringá Igreja Católica prepara festa para comemorar 50 anos da Catedral

Igreja Católica prepara festa para comemorar 50 anos da Catedral

A comissão responsável pelas festividades dos 50 anos da Catedral se reuniu, esta semana, com o prefeito Ulisses Maia e o secretariado municipal. Na oportunidade, foi apresentado em detalhes o cronograma do Jubileu de Ouro da Catedral de Maringá, iniciado em 15 de agosto de 2021 e com término previsto para 15 de agosto do ano que vem quando será realizada uma missa campal encerrando o jubileu.

No dia 10 de maio de 2022, a Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória completará 50 anos de inauguração. O maior símbolo da cidade fará aniversário no mesmo dia em que o município, que completará 75 anos. O cronograma prevê, para o ano que vem, lançamento de um selo comemorativo, livro sobre a história da Catedral e um show musical com artista nacional.

Durante a reunião também foram discutidas as obras do espelho d’água da Catedral, previstas para começar em outubro deste ano. O prefeito anunciou ainda a revitalização da Gruta de Nossa Senhora Aparecida, no Parque do Ingá; símbolo de um dos principais pontos turísticos de Maringá.

HOSPITAL PSIQUIÁTRICO

Ainda esta semana, o Arcebispo Metropolitano, Dom Frei Severino Clasen, acompanhado do Padre Júlio Antônio da Silva, visitou o Hospital Psiquiátrico de Maringá (HPM). Além de conhecer a instituição, a estrutura, projetos e conversar com a direção do HPM, os religiosos se encontraram com pacientes em tratamento integral. A visita faz parte da ação de Dom Severino em conhecer as entidades e iniciativas em favor da coletividade.

Na ocasião, o arcebispo reconheceu a importância do HPM, que realiza um importante trabalho de acolhimento, tratamento e recuperação de centenas de pessoas acometidas por transtornos mentais e dependentes químicos. Destacou ainda que o hospital é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, referência estadual em saúde mental e atende pacientes do SUS de todo Paraná. Atualmente a estrutura passa por reforma em várias áreas. São 292 leitos em seis unidades e 11 alas; ao todo, o SUS disponibiliza 240 leitos para adultos e 12 adolescentes.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: