As motocicletas com equipamento adulterado são os veículos mais recolhidos em operações da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). Em algumas blitzes, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal ou a Polícia Militar, são apreendidas até 14 motos que são enviadas ao pátio do Detran. Com o grande número de apreensões, A Semob vai outorgar a uma empresa a concessão do serviço de remoção, guarda e leilão dos itens.
Em breve, um projeto de lei será enviado à Câmara Municipal autorizando o Município a conceder o serviço à empresa terceirizada. Os proprietários terão 90 dias para retirar o veículo, antes que vá a leilão. Importante salientar que a infração por escapamento barulhento é grave e a multa chega a quase R$ 200 reais mais recolhimento até regularização. A prática é proibida tanto no Código Brasileiro de Trânsito, quanto na legislação ambiental.
“Pelo menos duas ou três vezes por semana juntamente com a Polícia Rodoviária Federal ou com o 4º Batalhão da Polícia Militar a Semob tem feito blitz na Cidade, principalmente na zona 7, nos locais mais barulhentos. Tem tido muita remoção justamente por falta de escapamento ou de um abafador, mas quando a gente faz a blitz a gente não pega só o escapamento, se a pessoa estiver sem habilitação, se tiver com outro defeito na moto, farol queimado, pneu careca, enfim, caiu na blitz se vê tudo”, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução