BOLSONARO VAPT VUPT
A programação oficial do presidente Jair Bolsonaro, hoje em Maringá, pauta presença apenas no Aeroporto Regional Silvio Name Júnior. Ao lado de dois ministros – Infraestrutura e de Minas e Energia – entrega a extensão da pista, a duplicação da instalação dos bombeiros e melhorias que capacitam o aeroporto a operar inclusive com aeronaves cargueiras.
MOLHANDO A VISITA
O Cerimonial programa o presidente sobre um trio elétrico para discursar… se o tempo colaborar. As previsões metereológicas do Simepar citam “pancadas de chuva” entre 9 e 11h e entre 14 e 16h, com temperatura de 30º e ventos leves.
CUIDADOS & CONVIDADOS
Cerca de mil pessoas estão convidadas para ficar no espaço mais próximo do presidente e comitiva. Agentes de segurança da ABIN chegaram a afastar um homem que iria montar um equipamento para a visita no aeroporto. Motivo: prevenir a possibilidade de problema, já que ele teria postado contra o presidente em rede social.
LOGÍSTICA DE SEGURANÇA
A Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) é um órgão da Presidência vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional, responsável por fornecer ao presidente e ministros informações e análises estratégicas confiáveis. Conta com 42 especialistas com acesso a conhecimentos relativos à segurança do Estado e da sociedade.
O MESMO CUSTA MAIS
Concedidos pelo governo do Paraná, empresas de ônibus comemoram aumentos que começam hoje em todo o Estado. A “facada” no bolso dos passageiros é de 6,64% de aumento nas passagens das linhas rodoviárias e 6,90% nas linhas metropolitanas.
CPFs CANCELADOS
Chacareiros e proprietários rurais do município de Ortigueira só faltaram soltar rojões, ontem pela manhã. Motivo para tanto alívio: a Polícia Militar trocou tiros e matou os dois bandidos que aterrorizavam a região, identificados como Gessé e Naldo.
FIEL DA BALANÇA
Tido como “garantia” de segundo turno na disputa presidencial, Sérgio Moro reuniu com a cúpula do Podemos para definir estratégia política. Ele quer disputar a eleição, mas ainda não decidiu se para presidente ou senador. Promete decidir em novembro.
OUTRO QUEBRA-GALHO
Sem solução para baixar o preço do gás de cozinha, deputados federais estão aprovando o Gás Social. Prometido como auxílio para os que não têm dinheiro para comprar um botijão de gás. Proposta de político enrolador de eleitor que não sabe votar.
O DEVOTO E O BURRO
Devoto de Nossa Senhora Aparecida, Zé Neto – que faz dupla com Cristiano – cumpre promessa cavalgando de Camanducaia (MG) até o santuário. Também se vê com mais problemas nos 800 km de percurso que aqueles untados com Hipoglós: um delegado e uma ativista (Luísa Mell) o criticam por usar burros como montaria. Acham que como a promessa é dele, não do burro, que ele deveria ir à pé!
COVID POLITIZADO
Em meio ao expediente normal servidores da Secretaria de Saúde examinavam funcionários ontem na prefeitura de Apucarana. Motivo: impedir propagação do surto que infectou 15 pessoas no prédio. Entre elas dois secretários, três pessoas da Secretaria de Comunicação e duas do gabinete do prefeito.
PREFEITO X MULHER
Em Paranavaí o prefeito Delegado KIQ é acusado de crime de violência psicológica, moral, de gênero e xenofobia em publicação pejorativa contra uma mulher no Facebook. Postou algo sobre “patricinha que paga a bebedeira do final de semana com o “xerecard”.
COMPLICADO
Já com antecedente de condenação por excesso contra dois comunicadores, o prefeito é citado pela 2ª. Promotoria da cidade. Baseado em documentos de denúncia o MP “repudia, publicamente, a conduta do excelentíssimo prefeito e entende que foi preconceituosa, violenta e incompatível com o cargo que exerce, podendo ensejar sua responsabilização cível”.
PROJETO ILEGAL?
Projeto isentando 55 feirantes com mais de 60 anos de idade do pagamento da taxa anual à prefeitura – entre R$ 800 e R$ 350 – irritou alguns vereadores maringaenses. Apesar de aprovado em primeiro turno, seria ilegal, matéria de competência apenas da prefeitura.
USO E ABUSO
Motivo da irritação é que feirantes estariam louvando novo parlamentar que apresentou o projeto… e criticando os demais edis pela falta de visão para beneficiá-los. Como já aconteceu anos atrás com outro projeto, rejeitado por ser ilegal, o vereador propositor continuou batendo no peito e bradando: “Eu fiz a minha parte por vocês. Os invejosos é que não aceitaram!”
*Henri Jean Viana/Francês – INTERINO