Neste mês, a Prefeitura vai promover ações em comemoração ao Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama. O objetivo é compartilhar informações e proporcionar maior acesso das mulheres aos serviços de diagnósticos e de tratamento, contribuindo para redução da mortalidade. A programação inicia na terça-feira com uma blitz educativa na Avenida Duque de Caxias.
Haverá ainda cursos de crochê, derivados do leite, derivados do milho e de geleias e doces de corte.
Os demais são direcionados para o público do programa “Qualifica Mulher”. Um torneio feminino de futsal no Ginásio Chico Neto será realizado para mostrar a importância do esporte na saúde da mulher.
“A campanha vai além do olhar para a saúde da mulher. É também uma luta de direitos, como o acesso aos exames, tratamento médico de qualidade e suporte emocional”, disse a Secretária da Mulher, Terezinha Pereira.
CENÁRIO
No Brasil, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres. Estima-se que surjam neste ano 66.280 novos casos da doença. O Instituto Nacional de Câncer (Inca), aponta, ainda, que no Paraná, o número pode chegar a 3.470. Já o câncer do colo do útero, é o terceiro tumor maligno mais frequente, correspondendo a quarta causa de morte de mulheres. Para o ano de 2021, são estimados 990 novos casos desta doença, no Estado.
EXAMES
Umas das formas de diagnosticar o câncer de mama, a mamografia é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É indicada para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Mulheres com idade acima de 35 anos e com fatores de risco também devem fazer o exame. O ideal é que as mamografias sejam realizadas a cada dois anos.
Em relação ao câncer de colo de útero, a recomendação é que seja realizado nas mulheres de 25 a 64 anos, que já iniciaram a vida sexual. Os dois primeiros exames com intervalo de um ano e, se os resultados forem normais, os próximos podem ser realizados a cada três anos.
OUTUBRO ROSA
O Outubro Rosa é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama que surgiu em 1997, nos Estados Unidos, e foi instituído no Paraná por meio da Lei nº 16.935/2011. O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e tratamento imediato, evitando mortes pela doença.
Redação
Foto – DIV