MENOS VACINAS
Atraso na alimentação do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), baixa procura da população e até o recebimento de doses acima da necessidade. Essas foram as principais “explicações” de sete prefeituras paranaenses acionadas pelo Tribunal de Contas por apresentar índice de aplicação inferior a 70% das vacinas contra a Covid-19.
PRÓXIMAS
Algumas dessas prefeituras: Mandaguaçu (68,84%), Ivaté (61,60%), Tamboara (69,80%) e Santa Mônica (62,52%). Em Coronel Domingos Soares (68,73% das 10.511 doses) disseram que houve baixa procura da população pelos imunizantes. Explicação omitida: muitos moradores de cidades próximas usam os serviços de saúde de Maringá.
FALTA DE PESSOAL
As aulas presenciais retomadas com falta de pessoal em Maringá. Denúncia é do sindicato de servidores reclamando de lacunas, principalmente na Secretaria de Educação. Foi requerido ao prefeito Ulisses Maia a contratação de auxiliares operacionais – existem 17 aptos – aprovados no concurso do edital nº 009/2018.
RISCOS ASSUMIDOS
O SISMMAR alerta que há sobrecarga dos auxiliares no trabalh. Em algumas unidades educacionais o funcionamento conta com apenas dois funcionários, insuficientes para a higienização adequada de acordo com o protocolo sanitário da covid. Risco para professores e para alunos.
SISMMAR NOTA 10
Não sei de outras gestões, mas a atual presidida por Priscila Guedes está de parabéns. A recepção e tratamento aos servidores a partir do momento em que pisam a calçada do sindicato é de outro nível, superior. Pessoal muito preparado, gentil, além de água-café-chá, doces e salgados então o servidor ganha até para levar. Outros sindicatos deveriam visitar o SISMMAR!
É DEVAGAR….
Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná deram início ao “processo de retomada gradual e segura de suas atividades presenciais”. Nesta primeira etapa – até o dia 15 – trabalham presencialmente apenas 20% dos servidores de cada unidade técnica e área fechada.
HIBERNA QUEM PODE
Enquanto isso os mortais da iniciativa privada ralam pelo pão cada dia mais caro. Ainda dão o sangue para manter os empregos! No mesmo tempo mas em outra realidade a casta que tem estabilidade funcional pode continuar hibernando no conforto do tal home office.
FLORESTA CAPITAL
O vizinho município de Floresta ganhou um título que o destaca na agricultura, proposta dos deputados Arilson CHiorato e Anibelli Neto: Capital do Milho Safrinha. Opção outono-inverno, somente em Floresta o Safrinha é mais plantado que o milho de safra normal.
PROGRESSO X QUALIDADE
Discussão de um grupo de moradores da Vila Operária focou no final de semana a perda da qualidade de vida. Antes espraiado, sossegado, o bairro pioneiro vive a construção de inúmeros prédios. É muita obra, trânsito complicado por caminhões, acidentes, poluição sonora e pó.
NOVO INIMIGO
Sempre empenhados em manter liderança mundial, os EUA abandonam por ora a guerra armada contra os povos do petróleo e do terror. O inimigo do momento é uma potência crescente no campo econômico: a China.
CERCO E ALIADOS
Enquanto os chineses plantam bases econômicas também na América do Sul, os ianques pretendem replicar aliança como a feita contra a então URSS. O problema é enfrentar a concorrência da maior mão-de-obra do mundo. A chinesa é quase escrava, baratíssima.
PROCESSO
Assanhada pela burlesca CPI da Covid a esquerda busca algo forte que possa ser explorado pela imprensa contra o presidente Bolsonaro até o final do ano. Porém, segundo o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), hoje um processo contra o presidente não tem votos para sustentação.
QUADRO
A esquerda gritante continua enfraquecida mesmo com apoio da centro-direita. São necessários pelo menos 342 votos para abrir uma ação contra o presidente e eles não têm sequer 200. O termômetro das últimas manifestações não estimula deputados e senadores candidatos ao pleito de 2022 a tomarem posição contra o atual governo.
*Henri Jean Viana/Francês – INTERINO