Nos últimos dias um dos assuntos mais comentados pelos maringaenses foi o aparecimento de formigas tanajuras. Muitos moradores de diversos bairros encontraram os insetos em casa, no quintal, por todo canto. Teve quem ficou preocupado com a aparição das formigas cortadeiras, como são conhecidas, mas profissionais alertam que não há o que temer; é apenas uma fase do ciclo reprodutivo do inseto.
“São formigas que estão no período de acasalamento, que vem depois da chuva. Saem para fazer um voo nupcial e depois retornam para construir o formigueiro. Se trata de uma fêmea virgem que precisa acasalar. As formigas perdem as asas após o processo, cava um buraquinho e começa a criar a colônia. Isso é comum sempre após um período de chuva e depois dia de sol quente. Muitas morrem inclusive, mas não há risco nenhum para a população. Se encontrar em casa, apenas varra para fora de casa e fique tranquilo”, explicou Rogério Lima, biólogo da Secretaria de Meio Ambiente.
Outra orientação é proteger a casa impedindo que elas cheguem até os alimentos. O ideal é vedar todos os buracos que possam servir de passagem, pode ser com gesso, cola, silicone ou massa corrida. Crie barreiras naturais com ervas ou produtos em pó que tenham cheiro forte, como canela, pimenta em pó, cravo, talco ou giz em volta das vasilhas de cachorros. Não deixe a louça suja na pia por muito tempo, guarde todos os alimentos tampados e conserve os potes de doces ou geleias sempre limpos por fora e mantenha a casa sempre limpa.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução