Início Coluna do Verde Coluna do Verde

Coluna do Verde

Verdelírio Barbosa, um cidadão exemplar

PASTORES x CHUVEIRANDO 
A associação dos pastores evangélicos de Maringá está discordando da realização do evento denominado.  “A Vida de um Chuveirando”. Na promoção o autor do livro com esse título aborda a temática de ideologia de gênero através de histórias e atividades direcionadas para um público de 9 a 15 anos de idade. 

AÇÃO IMPEDITIVA 
Lembrando que a prefeitura deve manter-se laica, a OPEM trabalha para impedir o evento que tem clara intenção de doutrinação ideológica de crianças e adolescentes. Também cobra respostas do prefeito e da Secretaria de Cultura por patrocinarem o livro e a promoção com verbas municipais. 

PASTORES E POLÍTICOS  
Paralelamente a essa questão, comenta-se que em nome da OPEM alguns políticos com mandato e pré-candidatos que se intitulam líderes evangélicos estariam aproveitando para fazer suas campanhas pré-eleitorais. E que isso pode prejudicar o pastor Ferrarezi, líder real da entidade que tem bom trânsito em todos os setores da comunidade. 

RESPOSTA DO CONSUMIDOR 
Pesquisa nacional do IBGE levantou que agosto deste ano foi o pior em vendas no varejo de 20 anos para cá. Queda expressiva, 3,1%. Bem feito para os supermercadistas. Essa é a resposta do consumidor a seguidas e escandalosas remarcações de preços.  

REVERSÃO DE EXPECTATIVA 
A aferição também prospectou que houve uma reversão expectativa pois previa 0,7% de alta nas vendas. Fatores mais influentes: desemprego e inflação. Fator novo: as dificuldades da pandemia ensinaram o brasileiro apertar o cinto, comprar seletivamente. A irritação transita nos corredores dos supermercados. 

VAIAS DOLORIDAS 
Pelo visto doeram fundo as vaias durante a estadia do presidente Bolsonaro em Maringá. Explicando: ocorreram sábado, mas não foram esquecidas até agora! Todo dia tem “explicações”, análises, teorias, críticas contrárias, etc. Conselho: tenta esquecer, relaxa que dói menos. 

ULISSES EM DUBAI 
O prefeito de Maringá integra hoje a comitiva do governador Ratinho Júnior que participará com espaço do Paraná na Expo Dubai. Com 190 países a feira durará seis meses e exporemos oportunidades de negócio. Os estrangeiros têm especial interesse em nossos produtos primários agrícolas. 

PISCINÃO BRASILEIRO 
Com temperatura atual em 37º. – pode chegar a 50º. – o que tem atraído visitantes ao pavilhão brasileiro é uma ideia – quem diria – inspirada no famoso Piscinão de Ramos. Uma imensa área de exposição em piscina rasa onde as pessoas podem andar com a água na altura das canelas. No clima seco, um sucesso! 

MECA DO CAPITALISMO 
50 anos atrás Dubai era uma vilinha dos Emirados Árabes Unidos até que como feito da lâmpada de Aladim os petrodólares jorraram de dunas secas, inférteis. Compra tudo o que consome e o moderno vive ao lado do feudal. Estrangeira que casar com nativo, por exemplo, se o marido quiser pode expulsar do país e ainda fica com o filhos! 

ASFALTO LUNAR 
Muitas reclamações sobre o péssimo estado do asfalto em várias vias públicas de Maringá. Alguns dizem que algumas ruas parecem solo lunar, cheias de crateras! Reclamantes salientam que tivemos um longo período de estiagem e a prefeitura não aproveitou para reparar o asfalto! 

ESPERANDO DINHEIRO 
Na prefeitura, a primeira explicação é de que não adianta tapar buracos em asfalto: na primeira chuva todo o trabalho e produto aplicado acabam perdidos! Providência em andamento: aguardo de R$ 10 milhões do Governo do Estado para uma grande ação de recapeamento, o procedimento que resolve. 

DESGASTE CONTÍNUO 
Mas o recape não será feito em todas as ruas esburacadas. O desgaste é contínuo, as reparações idem. Nunca a prefeitura conseguirá manter as vias públicas lisas! Exemplo de desgaste inesperado: na Vila Operária, muitos prédios em construção, grande número de caminhões trafegando. O asfalto da ruas não previa tráfego pesado! 

*Henri Jean Viana/Francês – INTERINO

COMPARTILHE: