A Secretaria de Saúde de Maringá confirmou o primeiro caso da variante delta da covid-19. Não foram divulgados detalhes sobre o paciente. Apenas que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) devolveu a análise feita a partir de exames de portadores de Covid-19, numa investigação por amostragem, e detectou a presença da variante delta, e suas sublinhagens, em apenas uma pessoa.
Por nota, informou que “a Vigilância está realizando uma varredura, de acordo com a geolocalização do indivíduo, averiguando pessoas com quem ele manteve contato em sua residência, local de trabalho e outros que costuma frequentar”. O secretário de Saúde, Marcelo Puzzi, confirmou a realização de uma investigação epidemiológica relacionada ao caso; a variante tem poder maior de transmissibilidade do que a cepa original do vírus.
No Paraná, até sexta-feira, mais 35 casos da variante delta e sublinhagens foram confirmadas pela Sesa. Os municípios com registros são: Maringá, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Três Barras do Paraná, Marilândia do Sul, Andirá, Nova Santa Rosa e Toledo. Foram 44 óbitos pela variante em um total de 214 infectados.
O Laboratório Central do Estado (Lacen) escolhe amostras e envia para a Fiocruz. Após o relatório pronto, a Sesa entra em contato com as Regionais de Saúde, que por sua vez comunicam os municípios de residência (ou de notificação) dos casos confirmados para iniciarem a investigação epidemiológica. Atualmente 1.085 amostras foram sequenciadas e 603 aguardam resultados.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.