Início Maringá Demora na vacinação contra Covid-19 gera reclamação em UBSs

Demora na vacinação contra Covid-19 gera reclamação em UBSs

O Distrito Federal começou a vacinar pessoas com 49 anos a partir de hoje. A vacinação contra a Covid-19 começou no dia 19 de janeiro e o DF já recebeu 1.455.070 doses de imunizantes.

A Prefeitura de Maringá começou, ontem, a vacinar contra a Covid-19 pessoas com 16+ e de 12 a 17 com comorbidade e deficiências. As primeiras doses foram distribuídas somente em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Parque Industrial, Cidade Alta, Ney Braga e na UBS Parigot de Souza. Muitas pessoas reclamaram da demora no atendimento e falta de organização.

Na UBS Ney Braga muita gente chegou antes das sete horas e por volta das 10h30 ainda aguardava para ser vacinada. No local, as pessoas recebiam senhas e esperavam o atendimento até mesmo do lado de fora do posto. Muitos questionaram a organização do posto, porque o cadastro demorava muito para ser feito e, segundo testemunhas, apenas uma funcionária está aplicando os imunizantes; o que provocou uma demora de horas.

A vacina foi aplicada para zerar o estoque de doses. A Secretaria de Saúde aguarda a chegada de novos imunizantes ainda esta semana para avançar na faixa etária atendida. Na segunda-feira a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) recebeu um novo lote com 154 mil vacinas e iniciou ontem a distribuição para as Regionais de Saúde.

Importante reforçar que a segunda dose segue destinada para todos os públicos nas UBSs. Basta conferir na caderneta de vacinação se já chegou o momento de receber a imunização completa. É preciso levar o documento pessoal com foto e carteira de vacina. Já a vacinação de 3ª dose é destinada ao público 65+ e trabalhadores da saúde que atuam em Maringá com 2ª dose aplicada há mais de 180 dias e em pessoas com alto grau de imunossupressão com 2ª dose aplicada há mais de 28 dias.

A Saúde salienta que mesmo quem tomou Coronavac ou Astrazeneca deve tomar o reforço da Pfizer. Todos devem apresentar documento com foto, CPF e carteira de vacinação. Gestantes devem levar prescrição médica e menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: