Maringá atingiu no dia 13 de outubro o percentual de 56,48% de sua população total vacinada com as duas doses, ou seja, imunizada contra a COVID-19.
O percentual é praticamente idêntico ao dos EUA (57%) e superior ao de países como Turquia (54%) e relativamente próximo da taxa da Alemanha (65%), do Japão (66%) e da França (67%).
No Brasil a taxa de imunização é de 47,1%, no Paraná a taxa é de 50,3%.
Para as próximas semanas há a projeção de se atingir mais de 60% da população com a imunização.
Essa é a principal novidade do mais recente relatório do Observatório Covid UniCesumar Codem divulgado hoje (14/10).
A entidade analisa os dados epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Saúde de Maringá e os compara com os números de outras fontes.
Por outro lado, apesar do número reduzido de óbitos, a doença ainda tem sido fatal para os idosos. A idade média dos óbitos por COVID-19 é de 76 anos. “É a faixa etária que mais merece cuidados. Os idosos precisam tomar a dose de reforço”, analisa diretor de pós-graduação da UniCesumar e coordenador do grupo, Guaracy Silva.
O Observatório Covid UniCesumar Codem faz suas análises considerando a população total e não apenas a adulta, dentro dos 436 mil habitantes de Maringá.
O OBSERVATÓRIO
O Observatório surgiu em março de 2020 com o propósito de monitorar a pandemia e subsidiar a tomada de decisões por parte de autoridades considerando os diferentes interesses: a saúde da população e a sobrevivência dos negócios ou da atividade econômica. Representantes da UniCesumar e do Codem se reúnem semanalmente para avaliar e monitorar os indicadores da pandemia.
Além do coordenador Guaracy Silva, participam das análises as professoras Simone Bonafe (médica infectologista), Nancy Ferreira Silva (matemática), Solange Lopes (diretora do Centro de Biológicas e Saúde) e o analista de dados Icaro da Costa Francisco, todos da UniCesumar. Pelo CODEM participam os executivos e empresários convidados.
O Observatório também convida para as reuniões representantes da Secretaria Municipal de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação e da Secretaria Municipal de Saúde.
Assessoria de Imprensa
Foto – Reprodução