Início Maringá Temporais provocam estragos; equipes continuam reparos

Temporais provocam estragos; equipes continuam reparos

Em Maringá, 30 mil domicílios estão sem energia elétrica

Depois de algumas horas de trégua, a chuva voltou a cair em Maringá na madrugada de ontem e provocar estragos. Alguns bairros registraram quedas de árvores e domicílios continuaram sem energia. Na madrugada de quinta-feira, o temporal já havia derrubado 80 árvores na Cidade, dezenas de galhos grandes, além de 83 postes de energia. Cerca de 26 casas foram destelhadas e precisaram de lonas.

Na região Norte da Cidade o bairro Parque Avenida ficou sem energia durante toda a manhã e início da tarde. Uma árvore de grande porte caiu e interditou uma das ruas principais. Na Rua Rio Itajaí, 147, Residencial Branca Vieira, os moradores informaram que estavam com medo porque as árvores ameaçadas poderiam cair com a força do vento; uma delas caiu e atingiu o portão de uma casa.

Os dois postes que caíram em frente a UPA Zona Norte foram trocados pela Copel. A região do Jardim Alvorada foi a mais afetada pelo temporal, segundo a Defesa Civil, e os danos causados requerem manutenção demorada. Dessa forma a energia volta gradativamente. Somente em Maringá, mais de 3 mil domicílios ficaram 24 horas sem energia elétrica.

A Copel emitiu uma nota dizendo que “a nova frente fria que avança sobre o Paraná forma áreas de instabilidade, com pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de ventos moderados a nas regiões oeste, sudoeste e noroeste do Estado. Esta condição climática desafia as equipes que trabalham na recuperação dos estragos causados pelo temporal.”

Segundo a companhia, no Noroeste do Paraná, a conta de postes quebrados já chega a 176 estruturas. Todos os municípios que tiveram suas fontes comprometida na quinta-feira já tiveram o fornecimento principal restabelecido. Entretanto, 40 mil domicílios seguiam sem luz. Total de 1,8 mil ocorrências para atendimento.

“A Copel lembra que, em dias de tempestades, deve-se manter distância de situações que possam oferecer riscos, como postes quebrados e fios rompidos. A falta de luz pode ser comunicada pelo site e aplicativo, pelo telefone 0800 51 00 116 e pelo WhatsApp 41 3013-8973. Tem ainda a opção de enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora”, fez o alerta.

CENTRAL

Oficiais do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Maringá querem implantar o Sistema de Comando de Incidentes (SCI) no município. Objetivo é gerenciar grandes ocorrências e centralizar informações passadas para os meios de comunicação com mais agilidade e precisão. Seguno o major Sandro Rodrigues Geraldo, subcomandante do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, geralmente uma grande ocorrência é a que dura mais de quatro horas; contando desde o chamado até a conclusão.

“Com o Sistema de Comando de Incidentes nós temos um comandante e ele vai designar para outras pessoas as funções e cada pessoa ali se reporta apenas para o comandante para que a gente atinja aquele objetivo que é minimizar os danos, fazer o salvamento das pessoas o quanto antes”, explicou o subcomandante em entrevista à rádio CBN Maringá

Já para a imprensa, a ferramenta vai trazer um novo canal de comunicação com a corporação. Haverá um oficial de informação pública designado pelo comandante de incidente. Esse sistema já existe em outros países.

Victor Cardoso
Foto – Maringá Mais

COMPARTILHE: