Início Maringá População de Maringá vai receber o programa “Cidadania nos Bairros”

População de Maringá vai receber o programa “Cidadania nos Bairros”

As inscrições para os cursos profissionalizantes a serem ofertados no programa “Cidadania nos Bairros” começam amanhã, dia 18 e vão até dia 28 deste mês. São cursos de qualificação, por meio do Senai e Senac, e atividades nas áreas de saúde e de lazer que serão levadas para todas as regiões da Cidade. O início do conteúdo será dia 13 de novembro de acordo com a Secretaria de Juventude e Cidadania, por meio da Gerência de ações Voltadas à Cidadania, que conduzirá o projeto com participação das secretarias da Saúde, Esportes e Lazer, Mulher, entre outras.

O Senai programou cursos voltados à gastronomia, mecânica de automóveis e motocicletas, sistemas de refrigeração e ar-condicionado, operador de empilhadeira e de torno mecânico, revestimento cerâmico, soldador e desenvolvimento de website. Já o Senac vai oferecer curso de cuidador de idoso, manicure e pedicure, barbeiro, depilação e assistente administrativo. Objetivo é qualificar mais de 400 jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social até o início do próximo ano. Dessa forma, preparar essas pessoas para o mercado de trabalho. São cursos que terão entre 12 e 252 horas/aula.

Vera Lopes, Gerente de Ações Voltadas à Cidadania, explica que os cursos de qualificação levam em conta as necessidades da população. Essas informações foram levantadas a partir das demandas das empresas na Agência do Trabalhador e também pelo diálogo com associações de bairros. O CRAS de cada região será responsável por selecionar os participantes para as ações que serão realizadas em parceria com associações e Paróquias do Jardim Alvorada e Jardim Olímpico.

“Um dos lemas do município é Maringá para todos. E este projeto é mais uma prova de que vamos transformar palavras em ações. O programa vai chegar a todos os bairros como uma forma de cuidar da saúde física e mental das pessoas e de contribuir para o aumento da empregabilidade, principalmente neste momento difícil do País, com a pandemia e aumento do desemprego”, frisou o secretário de Juventude e Cidadania, Emmanuel Predestin.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: