Início Destaques do Dia Dia D de Multivacinação atendeu mais de 1,4 crianças; campanha continua

Dia D de Multivacinação atendeu mais de 1,4 crianças; campanha continua

Brasília - Crianças e adolescentes são vacinados no Centro de Saúde nº 8, da Asa Sul, durante o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, que ocorre neste sábado em todo o Brasil (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

No último sábado, a Secretaria de Saúde vacinou 1.416 crianças e adolescentes no Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. O objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de rotina de menores de 15 anos. A campanha continua até dia 29 de outubro. Os locais e contato das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que estão atendendo estão disponíveis no site da Prefeitura.

A Secretaria de Saúde pede que os pais analisem as carteiras de vacinação dos filhos. Reforça ainda que a multivacinação oportuniza o acesso às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente. Além disso, atualiza a situação vacinal; aumenta as coberturas vacinais e homogeneidade; e diminui a incidência e contribui para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis em menores de 15 anos de idade.

“Não é mais necessário o intervalo entre as vacinas contra a Covid-19 e os demais imunizantes, conforme orientação do Ministério da Saúde. Vem se percebendo desde 2015, no País, que a cobertura vacinal está diminuindo e, nos dois últimos anos, ainda mais por conta da pandemia. Precisamos melhorar esta cobertura, ampliar o serviço e proteger a população. Manter a vacinação em dia é um dever dos pais e responsáveis”, disse a coordenadora da Sala de Vacina da Saúde, Edilene Aceti Goes.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil, que registrava índices de vacinação acima de 90%, teve o patamar reduzido nos últimos anos para cerca de 60% de cobertura, levando preocupação às autoridades sanitárias. Doenças que eram consideradas erradicadas, como sarampo, voltaram a registrar casos. Essa situação, por exemplo, tirou do Brasil a condição de País livre do sarampo pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

VACINAS

Entre as vacinas que estarão disponíveis nos postos durante a campanha estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Para os adolescentes terão as vacinas HPV, dT (dupla adulto), contra febre amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: