Início Destaques do Dia Abrasel e comerciantes aprovam projeto da Via Gastronômica de Maringá

Abrasel e comerciantes aprovam projeto da Via Gastronômica de Maringá

Maringá poderá ganhar em breve a Via Gastronômica da Avenida Carlos Borges. Objetivo é reunir, no trecho localizado entre as Avenidas Dr. Luiz Teixeira Mendes e Nildo Ribeiro da Rocha, diversos estabelecimentos com as melhores opções de gastronomia. A ideia foi apresentada para comerciantes locais e a expectativa é grande pela novidade, principalmente para movimentar o turismo local.

Rafael Cecato, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), sede Maringá, disse que recebe com interesse e satisfação a preocupação manifestada pelo Poder Público no que toca ao fomento da gastronomia no município. Além disso, anunciou que eventos deverão acontecer ainda em 2021.

“Fomos cientificados da iniciativa pela Secretaria de Turismo e esperamos que mais ações nesse sentido sejam viabilizadas nos próximos meses. A pasta em questão sugeriu a criação de mais rotas gastronômicas e apoiará um festival do setor no final do ano. O aspecto positivo é perceber que a importância do segmento está sendo reconhecida após meses de dificuldades extremas e restrições ao funcionamento normal das atividades. É chegada a hora de estimular o setor de alimentação fora do lar no município, a se considerar que é ele um dos pilares do turismo e, neste sentido, o ramo que mais emprega no país. Que os bons ventos que agora sopram nos tragam a tão desejada recuperação econômica de nossas empresas”, falou Cecato.

O empresário conhecido como Turkinho, dono de um tradicional restaurante Árabe em Maringá, também apoia a Via Gastronômica anunciada em reunião com o secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Comunicação e Turismo de Maringá, Marcos Cordiolli, e o vereador Flávio Mantovani no início do mês. Ressaltou a beleza da Avenida Carlos Borges e que todos podem sair ganhando com o empreendimento.

“Ainda não sei todos os detalhes do projeto, mas acredito que a ideia é bacana e vai agregar com o turismo da Cidade e a gastronomia. O que resta saber é o que vai ser posto no local, numa Avenida que ficou incrível depois das obras realizadas. Importante ressaltar que existe espaço para todos, basta se especializar e qualificar o serviço. Maringá é uma cidade pujante, abrindo novas oportunidades de trabalho vai ficar quem tem excelência. Abrir é fácil, manter é difícil, ainda mais como está questão de mão de obra nos dias de hoje”, disse o empresário.

O diretor de Turismo de Maringá, Helmer Romero, se pronunciou sobre o assunto exemplificando o que poderá ser vivido pelas famílias maringaenses e da região. Segundo ele, “à noite, quando forem pensar em algum local para o lazer e gastronomia, as pessoas vão se lembrar da Avenida Carlos Borges. Por lá, os filhos poderão escolher pizza, e os pais comida árabe, por exemplo. A Via Gastronômica tem tudo para dar certo, e já temos no local boas opções em carnes, massa, mercados, padarias, entre outras.”

Na avaliação de Marcos Cordiolli a referência de um território gastronômico é mais forte que o de todos os restaurantes, bares e confeitarias juntos do mesmo local. Diversas cidades possuem territórios gastronômicos clássicos como Santa Felicidade, em Curitiba; Liberdade, em São Paulo; e a Rua Dias Ferreira, no Leblon, no Rio de Janeiro. A realização de atividades conjuntas pelos empreendedores, como semanas gastronômicas, períodos com preços promocionais e a identidade na diversidade, constituem um território gastronômico, de acordo com o secretário.

“A Avenida Carlos Borges está pronta, basta mostrar para a Cidade que lá as pessoas encontram adegas, lojas de bebidas, restaurantes gourmets, um charmoso pátio com comércio gastronômico e happy hour; uma excelente cachaçaria e um tradicional açougue que, ao final da tarde, serve alguns assados imperdíveis. Já temos um território gastronômico importante, que é o Mercadão, e no futuro próximo as pessoas vão escolher entre os territórios: Mercadão, Carlos Borges e outros territórios que os empreendedores de Maringá vão constituir”, finalizou Cordiolli.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: