Médicos, leigos e religiosos, embarcaram esta semana do aeroporto de Maringá em direção a Santarém, no Pará, e depois de 12 horas de barco vão chegar ao município de Almeirim, onde está o Barco Hospital Papa Francisco. O grupo vai atender a população ribeirinha da Amazônia até o dia 28 de outubro. O barco foi idealizado pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus.
A inauguração oficial do Barco Hospital Papa Francisco aconteceu em 17 de agosto de 2019 na cidade de Belém, no Pará. A base está localizada na cidade de Óbidos no Pará, e atende mais de 1000 comunidades ribeirinhas na região amazônica. O grupo de demissionários é formado por profissionais da saúde da Santa Casa de Maringá.
Dentre os participantes estão o irmão Joel Souza, Dr. Juliano Busseli, Dr. Fábio Meurer, Dra. Thais Rocha, Dra. Mariana Olímpio, Dr. Jales Cardoso, padre Renato Quezini, Dra. Daniela Nogueira, Dr. Denilson Daleffe, Dra. Ellen Barbosa, Dr. Marcelo Boeing, Cassimélia Martins e Matheus Giuliano Quirino.
O Barco Hospital mede 32 metros de extensão e conta com 20 tripulantes fixos e mais 10 voluntários que se revezam em expedições que duram entre sete e 10 dias. O hospital flutuante tem uma estrutura com consultórios médicos, odontológicos, centro cirúrgico, sala oftalmológica completa, laboratório de análises, sala de medicação, sala de vacinação e leitos de enfermaria, além de equipamentos para diagnósticos, como raio-X digital, mamografia, eco-cardiograma, ultrassom, eltrocardiograma. Além da atenção básica de saúde à população, as equipes atuam na prevenção e diagnóstico precoce do câncer com a realização de exames e triagem. Segundo os engenheiros responsáveis pela construção não existe outra embarcação com esta estrutura hospitalar no Brasil.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução