Entre os dias 10 e 17 de outubro, uma comitiva do Governo do Estado, na qual a Prefeitura de Maringá tinha representantes, participou da exposição internacional em Dubai, no Emirados Árabes Unidos. O Paraná foi o protagonista do Pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020 e Maringá despertou o interesse dos empresários do evento, principalmente dos países do Oriente Médio. O prefeito Ulisses Maia e o secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Comunicação e Turismo, Marcos Cordiolli, voltaram com propostas reais de investimentos.
“A nossa área de tecnologia da informação se destacou e voltamos com possibilidades de retorno. A primeira é uma aproximação com o governo da Estônia, grande referência em governo eletrônico. Vamos iniciar um protocolo de cooperação o que vai ajudar como referência na informatização e digitalização da Prefeitura”, adiantou Ulisses Maia.
O secretário Marcos Cordiolli contou que a viagem foi excelente, formada por uma delegação expressiva. Disse ter ficado impressionado como Maringá é conhecida na qualidade de vida que oferece, porém, ainda não é destaque na questão econômica, por exemplo; o que deveria acontecer.
“Percebemos em Dubai o crescimento do interesse em combustível de origem vegetal descarbonados e hidrogenados. Basicamente o biodisel produzido com novas tecnologias que reduz emissão de dióxido de carbono. Houve uma conversa importante com a agencia de eletricidade de Dubai e eles precisam desse combustível. Mostraram interessados em produzir ou investir e Maringá que tem várias empresas produzindo insumos básicos. Maringá poderá ser um captador de fomento e se tornar exportador”, contou Cordiolli.
Na área de Tecnologia da informação, durante reunião, o secretário e o prefeito apresentaram as empresas que são capacitadas e referência em Maringá. Mostrando que vale a pena investir. Um exemplo de interesse foi o escritório do Emirados Árabes Unidos mostrar uma relação de feiras, eventos e ambientes de negócios para Maringá se aprofundar.
A segurança alimentar em Dubai é prioridade, segundo o prefeito. Em uma agência do País, o líder do Executivo disse que teve experiências com fazendas no deserto onde, por avião, os alimentos in natura chegam em viagens de até oito horas. Foi, segundo ele, uma oportunidade de pensar no Aeroporto Regional como fornecedor de serviços e produtos O nosso aeroporto pode oferecer esse serviço importando diversos produtos.
Um dos objetivos da Expo Mundial é mostrar o desenvolvimento tecnológico dos países e discutir as perspectivas do futuro da sociedade. Segundo o Governo Federal, com a participação do Brasil no evento, espera-se atrair US$ 10 bilhões em investimentos estrangeiros diretos no País e gerar US$ 500 milhões em exportações.
“A viagem foi muito importante para Maringá, consolidando nossa Cidade como marca internacional. Fiz muitos contatos, troquei experiências, conheci iniciativas positivas, participei de reuniões com investidores que buscam espaços para evoluir com modernidade e qualidade. Foi especial em diversos assuntos e isso vai refletir na forma de atuação a partir de agora. O que animou a todos os representantes de Maringá foi participar de rodadas de negócios e apresentar o município ao planeta. Divulgando, por exemplo, a existência de um aeroporto moderno, empresas de alto nível, grandes investimentos do setor público, qualidade de vida e trabalhadores qualificados. Sem dúvida vamos atrair interesses e avançar ainda mais”, falou o prefeito.
A participação de Maringá na exposição internacional começou com a apresentação da Cidade por meio de um vídeo. O material trazia a mensagem que o município é “sinônimo de força, união de gente que trabalha superando desafios. Gente que produz, gera emprego e batalha para de inovar. Cidade, jardim, praça, bosque, parque; orgulho do Estado do Paraná e referência para o Brasil”.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução