Início Destaques do Dia Copel analisa e, se necessário, deve ressarcir prejuízos materiais

Copel analisa e, se necessário, deve ressarcir prejuízos materiais

O balanço dos estragos causados pelo temporal contabiliza quase 1,2 mil postes e nove torres de transmissão derrubados pela força dos ventos e pela queda de galhos e árvores. Cidades inteiras chegaram a ficar sem energia e para recompor o fornecimento de luz, desde a madrugada do dia 14, cerca de 1.800 eletricistas estiveram em campo. Mais de 20 mil ocorrências foram atendidas, a fim de regularizar o fornecimento. - Curitiba, 21/10/2021 - Foto: Copel

Após o temporal registrado na tarde do último sábado, cerca de 6 mil domicílios de Maringá continuavam sem energia elétrica durante a segunda-feira. De acordo com a Copel, as equipes trabalham para reparar os estragos e retomar o fornecimento no município. Aproximadamente 30 mil imóveis ficaram sem luz. A atualização do Formulário de Informação de Desastres (Fide) da Defesa Civil mostrou a proporção do prejuízo em Maringá.
Foram registradas 682 chamadas. Ao todo, 200 árvores caíram, dezenas de galhos foram derrubados com a força do vento, 101 casas atingidas, 17 carros danificados, postes da Rede Copel e padrões atingidos; e houve ainda distribuição de 119 lonas. As regiões mais afetadas foram: Jardim Alvorada, Quebec, Parque das Palmeiras, Parque das Bandeiras. Hermans Moraes de Barros, distrito de iguatemi, Jardim Alvorada, Centro, Itália, Sanenge, Liberdade, Requião, Tuiuti, Vila Morangueira, Vila São Domingos e Paris.

Todavia, dentro das casas e comércios podem acontecer outros prejuízos materiais e não materiais. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a reparação é de responsabilidade da concessionária de energia se houver danos a aparelhos elétricos, por exemplo. A distribuidora de energia deve consertar, substituir ou ressarcir os consumidores de acordo com a resolução normativa nº 499/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O prazo para encaminhar queixa à concessionária é de até 90 dias corridos contando a data da ocorrência. Porém, o usuário tem até cinco anos para buscar reparação, segundo a resolução. Já a empresa tem 10 dias para realizar a inspeção e vistoria do equipamento. Após avaliação, são mais 15 dias para aceitar o pedido; se confirmar, o consumidor pode receber o valor em dinheiro do item, conserto ou substituição do aparelho danificado.

O ressarcimento acontece em 20 dias depois da resposta positiva. Se a empresa não aceitar a solicitação precisa apresentar detalhes da negativa. O cliente pode apenas para a agência reguladora estadual. A distribuidora só que precisa atuar quando há uso incorreto, defeitos gerados por instalação ou se o consumidor providenciar o conserto.

O CDC também ampara em casos de  anos não materiais. É o caso do comprometimento da realização de um trabalho por falta de energia ou de danos a um aparelho eletrônico. Poderá ser pleitear a reparação é, se não for atendido, o Procon precisa ser acionado. Por meio de nota, a Prefeitura informou que atua para “conter os estragos do ‘mais grave evento climático’ dos últimos tempos no Estado do Paraná. Equipes da Limpeza Urbana seguem pelas ruas recolhendo galhos de árvores e limpando ruas e avenidas, a fim de liberar acessos para o fluxo de veículos.” Na região central, próximo ao Bosque II, algumas árvores que caíram impediam uma das vias.
Para a Copel, o temporal deste fim de semana foi 20% maior do que a tempestade registrada anteriormente, também considerada grave. No pior momento do temporal, 552 mil unidades consumidoras chegaram a ter o fornecimento de energia interrompido pela ocorrência de raios, queda de árvores, e rajadas de vento que variaram entre 80 e 90 km/h em diversas localidades. A falta de luz pode ser comunicada pelos telefones 0800 5100116 e whatsapp 41 3013-8973; pelo site, aplicativo ou por mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.
O trabalho de devolver a normalidade ao município reuniu equipes da Arborização, Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Copel, Guarda Civil Municipal, Iluminação Seinfra, Secretaria de Mobilidade Urbana e voluntários.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

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