Seguindo orientações do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou que, a partir de agora, os imunizantes Coronavac e Astrazeneca terão um intervalo de aplicação mais curto. Os que já tomaram a primeira dose precisam ficar atentos ás informações contidas na carteira de vacinação. A determinação está em uma nota técnica publicada pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (SeCovid).
Sendo assim, a vacina da Coronavac passa a ter um intervalo de 21 dias entre a 1ª e 2ª dose. São três semanas; antes eram 25 dias. A da AstraZeneca deixa de ter intervalo de 84 dias e passará a seguir o mesmo intervalo da Pfizer: 56 dias entre a primeira aplicação e a segunda, ou seja, oito semanas. É preciso levar documento pessoal com foto, CPF e carteira de vacina para finalizar o processo de imunização.
VIAGENS
As pessoas com viagens internacionais marcadas também poderão completar o esquema vacinal em um menor espaço de tempo. O Ministério da Saúde autorizou a redução do intervalo entre as doses das vacinas Covid-19 para os viajantes que necessitem ir ao exterior, por meio de comprovação do deslocamento. A recomendação é que seja respeitado o intervalo mínimo de 21 dias para a vacina da Pfizer e 28 dias para a vacina AstraZeneca/Fiocruz.
O Ministério também permitiu que esse público vacinado com as duas doses da Coronavac, com passagens para países que não possuem autorização para o imunizante, poderão receber uma terceira dose de outro imunizante aceito pelo país de destino. O intervalo mínimo entre a série primária de vacinação e a terceira dose do outro imunizante deverá ser de 28 dias.
Todas as situações deverão avaliar os casos individualmente com objetivo de encontrarem o melhor esquema vacinal. O Governo espera que essas medidas garantam proteção e segurança para a população.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.