É do Brasil! Aos 42 anos, Glover Teixeira fez história na luta principal do UFC 26, realizado neste sábado (30), em Abu Dhabi. Azarão nas casas de apostas, o mineiro não tomou conhecimento de Jan Blachowicz e colocou em prática uma estratégia perfeita. Com o jiu-jitsu afiado, o tupiniquim deu show e finalizou o polonês no segundo round, e, agora, é o novo campeão dos meio-pesados (até 93kg.).
Aniversariante na semana, Teixeira fez valer um histórico recente de superação. Depois de falhar na primeira tentativa de conquistar o título do grupo em 2014, o mineiro colecionou vítimas e, agora, além do cinturão, soma seis triunfos consecutivos.
Campeão dos meio-pesados desde o fim de 2020, Blachowicz não teve sucesso em sua segunda defesa do trono. Depois de passar por Israel Adesanya, o polonês não conseguiu suportar a técnica apurada de um dos melhores representantes do grupo até 93kg. na história recente do Ultimate.
Emocionado, Teixeira, em entrevista após o show, garantiu que a idade não influenciará em seu futuro como campeão. Ao microfone, o mineiro já escolheu seu próximo desafio. O brasileiro fez questão de chamar por Jiri Prochazka, presente no espetáculo.
A luta
O confronto começou com Blachowicz tomando a iniciativa com um chute baixo. Glover fintou um ataque nas pernas, mas o polonês se afastou imediatamente. Passados poucos segundos, o brasileiro encurtou e levou o campeão para o chão. Por cima, o mineiro tentava as transições e procurava brechas para agredir o adversário. Teixeira seguia em posição de dominância, mas Jan tentava travar as ações do desafiante. Na metade do assalto, Glover soltava golpes de cima para baixo, enquanto o polonês fechava a guarda. O cronômetro zerou com o brasileiro pressionando no ground and pund.
Na segunda etapa, Jan voltou a atacar primeiro, com uma sequência de jab e direto. O campeão voltou mais agressivo e, na sequência, o brasileiro voltou a tentar uma queda. Desta vez, no entanto, o polonês se defendeu bem. Blachowicz respondeu a ação e encaixou um cruzado de esquerda limpo no rosto do mineiro. Em desvantagem na trocação, o mineiro encurtou e passou a pressionar o oponente contra as grades. O campeão reverteu a posição e, na sequência, se afastou. Conforme os minutos passavam, o brasileiro deixava clara a estratégia de levar o duelo para o chão. Na metade do assalto, o polonês balançou com um cruzado do tupiniquim. O polonês respondeu na mesma moeda e, após uma troca de golpes empolgante, o mineiro conseguiu derrubar o oponente. O brasileiro conseguiu a montada. Blachowicz deu as costas e o brasileiro encaixou o mata-leão. Jan não suportou a pressão da posição e bateu em desistência.
Foto – UFC