Início Colunistas Coluna Angelo Salgueiro

Coluna Angelo Salgueiro

“Triste época!  É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.” (Albert Einsten)


ALERTA
O rio Pirapó com as chuvas de outubro subiu muito e quase atingiu a tubulação da estação de captação de água da Sanepar. Como existe previsão de fortes chuvas também para novembro, a Sanepar está em alerta para não acontecer o mesmo problema de desabastecimento de água ocorrido em 2016. Quem não se lembra dos problemas causados?

OBRA
A prefeitura de Maringá vai realizar no final deste mês a licitação para demolição e edificação da Escola Municipal Ariovaldo Moreno, no Jardim Alvorada. Será uma obra com custo aproximado de R$ 18.6 milhões, para ser finalizada em meados de 2023. Esperamos que não seja como a obra do CMEI Zeferino Krukoski, no Conjunto Thaís, que também era para demolir e reconstruir. Mas já passou do prazo de finalização e até agora, após três anos de obra, as crianças estão sem o CMEI.

INTERESSANTE
Foi aprovado um projeto de lei, na Câmara de Vereadores  que altera a lei “Adote uma Praça”, onde qualquer pessoa poderia cuidar de uma praça e explorar publicidade, mas não funcionou na prática. Agora com o novo projeto, quem cuidar da praça poderá explorar algum tipo de comércio no local com o compromisso de cuidar da praça. É um projeto interessante.

EXEMPLO
Pelo novo projeto “Adote uma Praça” , poderia ser concedida a exploração de um quiosque de sorvete na praça Farroupilha, por exemplo,  desde que o dono do quiosque mantenha a praça limpa e bem cuidada. Para as praças pequenas parece que é um projeto viável.

COMENTÁRIOS
Dos 15 vereadores de Maringá, já temos os comentários,  que por enquanto três serão candidatos nas eleições de 2022. O vereador Flávio Mantovani seria candidato a deputado estadual, enquanto os vereadores, Luiz Alves e Alex Chaves, disputariam vagas nas eleições para federal.   Estão esquentando os motores.

POSSE
A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná já está dando posse aos novos deputados que herdaram as cadeiras deixadas pelo PSL, devido à cassação pelo Tribunal Superior Eleitoral, do deputado Francischini. O deputado de Maringá,  Do Carmo,  foi injustiçado por esta decisão que coloca em cheque o sistema da eleição pelo voto proporcional.

PRESTIGIADO
Todavia, devido ao bom relacionamento do deputado Do Carmo com o governo do estado, os comentários são que o governador, Ratinho Junior,  irá prestigiar o Do Carmo na sua equipe. Até  mesmo porque ele será muito importante para a campanha de 2022, que na verdade já começou.

PEDÁGIO
Nem tudo serão flores no período em que as cancelas dos pedágios ficarem desativadas, o que está previsto para acontecer a partir do dia 28/11. Acontece que os serviços de socorro e atendimento aos motoristas envolvidos em acidentes e outros problemas nas rodovias, que eram feitos pelas empresas concessionárias dos pedágios, passarão a ser feitos pelos bombeiros e polícia rodoviária estadual. Podemos imaginar o tamanho do problema para os órgãos que assumirem os atendimentos e para quem precisar dos serviços de emergências.   

ESTRANGEIROS
O Detran do Paraná já emitiu 13,8 mil carteiras de habilitação para estrangeiros no estado. Maringá é a quarta cidade do estado que mais tem estrangeiros habilitados. Hoje já são 740 motoristas de fora do país com licença para dirigir. Mas com o grande número de estrangeiro procurando se regularizar em nossa cidade a procura só cresce. Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina  são as cidade que mais têm estrangeiros habilitados.    

NOVO  PRESTADOR
Como já era esperado o Hospital Bom Samaritano ganhou a licitação para prestar o serviço de atendimento ao Sistema de Atenção à Saúde dos Servidores Municipais da Prefeitura de Maringá (SAMA). A proposta foi de R$ 34 milhões e o contrato prevê o atendimento para mais 36 mil pessoas.

SÃO PAULO NA FRENTE
O governo de São Paulo anunciou que vai enviar, ainda hoje,  à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pedido de autorização para imunizar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. Segundo o governador, João Doria, o pedido é para que crianças recebam a vacina da Pfizer é urgente.

COMPARTILHE: