Início Maringá Cultura divulga propostas que serão avaliadas para ações em 2022

Cultura divulga propostas que serão avaliadas para ações em 2022

A Secretaria de Cultura divulgou as 20 propostas feitas por artistas e produtores de Maringá durante o 1º Fórum de Cultura do município. As ideias foram aprovadas com ações em 10 segmentos e todo material será disponibilizado na plataforma Maringá Cultura nos próximos dias para consulta. Após 30 dias o conteúdo servirá para elaboração de um relatório final com as propostas definitivas.

“A classe artística maringaense tem ampla participação no planejamento da Secretaria de Cultura. Essa prática é o exercício da participação democrática de fato. Após a consulta pública vamos planejar e executar as ações”, explicou o secretário Victor Simião.

PROPOSTAS
A Sociedade Civil Organizada propôs a realização de um circuito cultural nos bairros e um financiamento cultural; Culturas Urbanas quer criar a Escola Técnica de Artes e Cultura, além de oferecer bolsa para auxiliar artistas em vulnerabilidade social; o setor de Artes Visuais deseja formar equipes especializadas por segmentos e criar espaços das artes; Patrimônio Histórico pretende adquirir e ocupar o Cine Teatro Plaza, assim como catalogar o patrimônio histórico da cidade; já os profissionais do setor de Audiovisual propuseram um programa de apoio ao cinema e a construção do polo de cinema em Maringá.

As outras propostas vieram da Literatura, como ampliar o orçamento da Cultura e as ações para ampliar leitores; profissionais da dança desejam estimular criação de cursos de graduação e dinamizar espaços no município; artistas da Música querem promover cursos e direcionar o aluguel dos espaços para o fundo cultural; a área de Culturas Populares fez a proposta de integrar Cultura e Educação e a reforma e ocupação de espaços públicos em desuso; e, por fim, produtores de Artes Cênicas esperam implementar o Fundo Municipal de Cultura e o acesso às artes com inclusão digital.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: