Até o dia 30 de novembro acontece um mutirão online de renegociação de dívidas em todo o Paraná. A iniciativa é do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, em parceria com a Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil), Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Banco Central e Senado Federal. O mutirão é realizado exclusivamente pela internet, na plataforma de solução e conflitos: consumidor.gov.br.
De acordo com o Procon, durante esse período podem ser negociadas dívidas contratadas com bancos ou financeiras, além do financiamento de veículos ou imóveis. Mais de 200 instituições financeiras participam da ação. Para o secretário de Justiça, Ney Leprevost, “essa é uma oportunidade para que o cidadão paranaense possa regularizar sua vida financeira.”
“Muitos consumidores que estão em débito, deixam de procurar o Procon ou até mesmo o banco por se sentirem constrangidos com a situação, ainda mais nesse momento de pandemia. Por isso, acreditamos que esse mutirão pela internet vai incentivar as pessoas a negociar suas dívidas e sair dessa situação que causa diversos transtornos na vida de qualquer cidadão”, complementou a coordenadora do Procon Maringá, Patrícia Parra.
A participação no mutirão é simples. Basta fazer o registro na plataforma e aguardar login e senha. O consumidor vai informar, no momento do preenchimento do registro, o telefone e e-mail para contato. Os dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. Existe um campo onde o interessado vai relatar que deseja participar da ação de renegociação e até quanto pode pagar. Com esses dados, o banco ou instituição financeira terá o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta.
Após esse período, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado. Todo o processo é feito pelo site consumidor.gov.br ou no aplicativo de celular. Nessa iniciativa também será possível ter dicas de educação financeira acessando o link mutirao.febraban.org.br.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução