Por meio de um vídeo, a diretora do Procon no Paraná, Claudia Silvano, fez um alerta para um novo golpe aplicado no estado, chamado ‘Golpe do Presente’. Começa com a entrega de um presente sem remetente com a utilização do reconhecimento facial para burlar sistemas de segurança. O golpe está no fato de que bancos e financeiras se utilizam de reconhecimento facial para dar segurança às operações. Ao deixar se fotografar, criminosos passariam a usar a imagem do consumidor para fazer compras.
“O consumidor recebeu uma ligação de que haveria a entrega de um presente em sua casa ou trabalho. Quando o entregador chegou, com produtos de beleza (sabonete, creme e tal), em uma embalagem bem bonita, pediu para tirar uma foto e confirmar a entrega do presente. Não havia nenhuma informação de quem mandou, nenhum cartão, nada. A pessoa, de boa fé, aceitou tirar a foto e dias depois recebeu a informação de que havia sido comprado um presente em seu nome”, explicou Claudia.
A orientação é que, ao receber a comunicação de que vai receber um presente, não aceite o pedido para tirar foto. Pode ser golpe. A Polícia Civil já tem informações e está investigando a prática.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução