Início Destaques do Dia Covid-19: Crianças de cinco a 11 anos serão vacinadas com doses exclusivas

Covid-19: Crianças de cinco a 11 anos serão vacinadas com doses exclusivas

08.07.2021 - Chegada de vacina no Cemepar Foto Gilson Abreu/AEN

Os Estados Unidos começou a vacinar crianças de cinco a 11 anos contra a Covid-19 esta semana, logo após a recomendação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). O principal órgão de saúde do governo americano recomendou a vacina da Pfizer/BioNTech para uso amplo nesta faixa etária, seguindo a autorização da FDA, agência sanitária do país. Enquanto isso, de acordo com o secretário de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi, no Brasil ainda é aguardado um posicionamento do Ministério da Saúde.

“Acredito que a determinação do Ministério deverá ser publicada até metade de dezembro, informando como será a aplicação das doses contra o novo coronavírus nas crianças. Aqui em Maringá vamos fazer um levantamento e apurar a quantidade de pessoas a serem imunizadas nessa faixa etária, mas o número fica em torno de 30 mil crianças. Importante lembrar que a positividade para doença nos menores é baixa, por isso existem muitas avaliações a serem feitas”, explicou Puzzi.

A Pfizer disse em comunicado que vai pedir a permissão à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso da vacina no Brasil. O pedido deve ser feito durante o mês de novembro. Segundo a empresa, o imunizante tem taxa de proteção superior a 90% contra a covid-19 sintomática em crianças. Os dados do estudo são revisados pelas autoridades sanitárias e regulatórias antes da liberação do uso do imunizante.

O secretário municipal de Saúde também informou que para o início dessa etapa de vacinação serão necessários imunizantes específicos para o público. Além disso, o Ministério da Saúde também terá de determinar qual fabricante será utilizado.

“Maringá vai continuar vacinando, sem sombra de dúvidas; e faremos isso como temos feito até agora, seguindo recomendações dos órgãos competentes e da ciência. Quando chegar a vez das crianças, estaremos prontos para o trabalho. Nosso último boletim mostra como temos avançado, já são 317.037 adultos vacinados com a primeira dose, 263.426 com as duas etapas concluídas, 21.241 adolescentes que tomaram a primeira dose e 9.542 pessoas que receberam o imunizante da Janssen, dose única. Sem contar nos 29.621 idosos com terceira dose. Chegamos a 76% dos adultos vacinados com duas doses ou a única e 80% de aplicação da primeira dose em adolescentes de 12 a 17 anos”, detalhou o secretário.

Segundo dados do vacinômetro nacional, o Paraná já aplicou 15.875.693 vacinas contra a Covid-19, sendo 8.589.951 primeiras doses e 6.848.153 segundas doses ou doses únicas. O Estado registra, ainda, a aplicação de 39.796 doses adicionais e 399.390 doses de reforço. Nesta semana, a Secretaria estadual da Saúde (Sesa) começou a enviar mais 671.600 imunizantes para as 22 Regionais do Estado. O lote será para adolescentes, idosos, trabalhadores da saúde e a população em geral. A 15ª Regional de Saúde de Maringá vai receber 55 mil doses aproximadamente.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: