O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, participou de um fórum da Plataforma Ação Contra a Corrupção, organizada pela Rede Brasil, do Pacto Global (Nações Unidas). Durante o encontro foi apresentado o Programa de Integridade e as ações desenvolvidas pela Secretaria de Compliance e Controle; considerada referência na busca pela ética no serviço público e combate à corrupção. Os organizadores do fórum elogiaram as iniciativas.
“Dificilmente eles abrem espaço para órgãos públicos falarem dos seus trabalhos, mas nós conseguimos e acreditamos ser muito importante apresentar Maringá e as ações de integridade, transparência e ética que estamos promovendo junto à Secretaria de Compliance e Controle. Falta coragem e há resistência em outras prefeituras em aderir às práticas de compliance. Porém, aos poucos, ações assim vão servindo de exemplo para outros órgãos públicos, principalmente da região e do Estado do Paraná”, disse Maia.
Camille Faccin, secretária de Compliance e Controle de Maringá, explicou que essa é a reunião do grupo de empresas e organizações que participam do Pacto Global da ONU consideradas referências em integridade e compliance. Para isso, a secretaria aderiu a troca de experiência que serve para realizar um networking, conhecer pessoas e boas práticas, visando aprimorar o trabalho e parcerias. Um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU é proporcionar paz, justiça e instituições eficazes. Neste sentido o combate à corrupção faz parte.
O encontro reuniu ainda representantes de entidades do País como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Banco do Brasil, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eletrobrás e BRF S.A.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução