A palavra-chave nesse período vem do verbo reinventar, ou seja, fazer tudo novo e diferente.
Nesses meses de confinamento (quando é de gado, vai para o matadouro), foram improdutivos e produtivos. Pois é, improdutivos porque eu tive inúmeras palestras e eventos desmarcados, cancelados.
Eu disse produtivo porque pude me reconectar com minha literatura, criar coisas novas com conexão visando futuras palestras, escrevi livro novo, atualmente no top cinco do ranking Brasil pelo Google e minha editora visualizou grande oportunidade com todos os meus livros no plano digital onde permaneci com cinco título no top 100 da categoria e isso me deu oxigênio para continuar.
E quando comecei a criar um modelo novo de conteúdo para futuras palestras, sem perder a essência do que fiz até hoje, percebi o quão criativo eu posso ser em tempos de tecnologia, mundo digital, mundo de home office e o legado de tudo isso é que não perdemos conteúdos recentes e tivemos oportunidade de criar conteúdos novos, isto é, pude parar para pensar, refletir e criar uma ação.
O que aconteceu então foi que, começaram a aparecer palestras on-line, depois modelo híbrido mesclando on-line com presencial e finalmente voltando o modelo presencial mas garantindo presença também no mundo on-line. Em tese, o verbo conjugado foi REINVENTAR.
Na realidade, o que vinha acontecendo é pular de aeroporto em aeroporto, hotel em hotel, eventos e mais eventos e isso quase não te dá tempo de refletir criativamente, pensando em coisa novas, percebendo o mundo a sua volta, quais os problemas, qual a carência de mercado, onde ajudar para resolver e assim por diante.
Por exemplo, sempre fui reconhecido como um palestrante a área motivacional mas sempre as pessoas me diziam que a palestra muito bem-humorada, recheada de conteúdo, interativa, de informação e conhecimento, motivava mesmo mas que a marca era a emoção e eu nunca havia parado para pensar nisso.
Foi quando lancei o novo livro e o título até seria outro, mas a editora me chamou a atenção dizendo que o meu livro era de inteligência emocional. Nasce aí uma obra, um livro que já está há seis meses no ranking dos mais vendidos, não apenas pelo conteúdo mas pelo título que também veio ao encontro do momento.
Nesse momento eu percebo que REINVENTAR não é somente fazer coisas novas, é também abandonar coisas velhas, do tipo, sempre fiz assim ou em time que ganha não se mexe. Mexe sim, senão quebra.
Quando analisamos o grande mercado, percebemos que os novos que entram e derrubam os velhos, apenas porque vem com o sentimento da reinvenção, de resolver um problema.
Por mais batido que seja o exemplo do UBER, faça uma rápida análise comigo. O taxi cobra ida, cobra volta, cobra a espera, cobra a bandeira da prefeitura, as vezes o lobby da cooperativa do segmento e de repente aparece um aplicativo que cobra somente a ida.
Ficou muito mais barato e viável para o transporte urbano. Ou seja, RESOLVEU UM PROBLEMA. E esse é o papel da reinvenção de mercado. É fazer você pensar no seu negócio, em sua carreira, em sua vida e refletir, se perguntar: POR QUE EU FAÇO O QUE EU FAÇO. Quando você encontrar a resposta, . você acaba entrando numa mina de diamantes e ninguém te segura.
O momento que vivemos neste início de milênio, requer criatividade junto com tecnologia, uma dupla de sucesso. Mas se engana quem achar que tudo é aplicativo. Quem não adicionar a parte de INSPIRAR PESSOAS terá sérios problemas no futuro. Pois a tecnologia só existe para pessoas.
A chinesa Fei Fei Li, cientista e professora da Universidade de Stanford disse que a inteligência artificial não tem nada de artificial, pois ela foi inspirada por pessoas, criada por pessoas, e impacta pessoas.
É aqui que entra essa palavrinha da reinvenção: MENTALIDADE. A pior derrota é aquela que se perde antes de lutar… E o PIOR ADVERSARIO da sua vida é a sua mente, o seu pensamento.
Pense comigo, o PESSIMISTA geralmente está certo, mas é o OTIMISTA que muda o mundo. Se você mudar, o mundo muda com você.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
- Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros… compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.