Início Maringá Exposição sobre cinema mostra relação entre Maringá e Kakogawa no Japão

Exposição sobre cinema mostra relação entre Maringá e Kakogawa no Japão

O Centro Popular de Cultura da Região Norte do Paraná (CPC), organização não governamental (ONG) de Maringá, realiza na próxima semana, entre oito e 12 de novembro, a exposição Cinema de Papel. A mostra, que será realizada no saguão do Paço Municipal, celebra os laços de amizades, construídos ao longo da história entre as cidades de Maringá e Kakogawa no Japão. Será uma exposição de grafismo sobre a história do cinema, com registro de fotos, pesquisa cinematográfica, dados técnicos sobre filmes, elenco, direção, breve sinopse sobre os filmes, entre outros itens.

“Será uma verdadeira viagem pelo mundo da sétima arte. E o pessoal do Centro Popular (CPC), juntamente com o diretor presidente, Morimassa Miyazato, decidiram homenagear o grande mestre do cinema mundial Akira Kurosawa, o mais jovem de oito filhos de Shima e Isamu Kurosawa. O pai de Kurosawa trabalhava como diretor de uma escola secundária dirigida pelos militares japoneses e descendiam de uma linhagem de antigos samurais. O primeiro trabalho de Akira Kurosawa foi ‘Sugata Sanshiro’ (1943) e o último foi ‘Depois da Chuva’ (Ame Agaru) de 1999.

“A exposição Cinema de Papel, ao longo de décadas de minuciosa pesquisa cinematográfica, traz à população maringaense, uma síntese sobre um dos maiores cineastas do mundo. Todos que passarem pelo Paço Municipal poderão conferir gratuitamente fotos, memoriais, dados históricos singulares. É o encontro histórico de dois gênios. Um cineasta japonês aclamado no mundo todo pela espetacular obra que produziu na sétima arte Akira Kurosawa. O outro, brasileiro, descendente de japonês, pesquisador, cinéfilo apaixonadamente reconhecido no Brasil e no

Mundo. Não podia deixar de propiciar um evento singular, que assim como ocorrera em 1979, quando More realizou à Primeira Mostra de Cinema de Maringá, e dividiu a história do cinema em nossa Cidade, da mesma forma, essa exposição causará suspiros, deleites, informações preciosas, memórias imorredouras, ilustradas com imagens e dados sobre o cinema, com o que se têm de mais profícuo e ímpar sobre à pesquisa da sétima arte em nosso planeta”, explicou texto dos organizadores do evento.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: