O pálio, derivado do latim pallium, manto de lã, é uma vestimenta litúrgica usada na Igreja Católica, consistindo de uma faixa de pano de lã branca que é colocada sobre ombros dos Arcebispos. Este pano representa a ovelha que o pastor carrega nos ombros, assim como fez Cristo com a ovelha perdida; simbolo da missão pastoral do bispo. Neste sábado, o Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, vai receber o Pálio Metropolitano das mãos do Núncio Apostólico no Brasil, *Dom Giambattista Diquattro.
A solenidade será durante a celebração da Santa Missa no próximo sábado, 13 de novembro, às 15 horas na Catedral. Esta é a primeira vez que o diplomata, representante da Santa Sé, vem ao Paraná. Para manter as normas de segurança, a missa será restrita a arcebispos, bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosos, coordenação de pastoral de cada paróquia e membros do Conselho Arquidiocesano da Ação Evangelizadora.
Sábado, Dom Giambattista Diquattro também vai participar de um encontro com autoridades civis, militares e representantes de instituições da sociedade civil, no Parque do Japão, às oito horas. Às 9h30 atenderá bispos do Regional Sul 2 da CNBB, que representa a Igreja Católica no Paraná.
Somente a Santa Missa será transmitida pela TV Evangelizar, rádio Colmeia FM (98,7) e redes sociais. Dom Giambattista. 68 anos, foi nomeado pelo Papa Francisco em dia 29 de agosto do ano passado. É de origem italiana, arcebispo, diplomata, teólogo e canonista. Foi ordenado sacerdote em 1981 e hoje é mestre em Direito Civil pela Universidade de Catânia, doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, além de mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução