O Programa “Brasil Mais” é uma iniciativa do Governo Federal que visa aumentar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto. O programa oferece às micro, pequenas e médias empresas soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios. Em Maringá, o Sebrae realiza as inscrições para micro ou pequena empresa até dia 21.
“É um acompanhamento de um consultor por quatro meses, que é um agente local de inovação, juntamente com a empresa para um trabalho exclusivo e focado. Todo esse serviço é gratuito. Muitas vezes os empresários não sabem como enfrentar desafios, ainda mais em pandemia. A situação fica complicada para as vendas e formas de inovar. O programa existe para solucionar esses problemas sem custo algum”, explicou a empresária Lígia Blanco, credenciada Sebrae.
Segundo Lígia, na região de Maringá serão atendidas 112 empresas, mas são somente 10 vagas disponíveis. O empresário faz a inscrição e um consultor do Sebrae entra em contato para agendar as reuniões online. A partir disso é feito um diagnóstico para identificar quais são as necessidades da empresa; o planejamento é feito e, posteriormente, inicia a monitoria.
“O consultor não tem vínculo com o empresário, objetivo é reduzir custos, aumentar produtividade, vendas, ser alguém que pense fora da caixa. O olhar de fora pode facilitar o processo e agir de forma eficaz. Por isso é importante ressaltar que o programa é para qualquer segmento, seja comércio, indústria, serviço, o único requisito é que a empresa seja micro ou pequena. Não há custo financeiro”, disse Lígia.
O programa é coordenado pelo Ministério da Economia, com gestão operacional da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e execução pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A meta é realizar 120 mil atendimentos assistidos até dezembro de 2022.
No site do programa há uma série de objetivos da iniciativa, dentre elas “melhorar nas empresas as habilidades de percepção, pensamento crítico, capacidade de ordenamento, planejamento de curto e longo prazo, liderança, controle, capacidade de decisão, reorganização produtiva, adoção da cultura de instituir práticas de melhoria contínua e identificação de oportunidades de investimento pelo desenvolvimento das capacidades de gestão nas diversas áreas necessárias ao bom funcionamento de uma empresa, como gestão do desempenho, indicadores, operações e vendas, qualidade, estratégica, produção, conhecimento, capital humano, digitalização, entre outras.”
Para participar, basta realizar a inscrição no site brasilmais.economia.gov.br até o dia 21 deste mês. Outras informações podem ser encontradas no Sebrae pelo número (44) 3220-3474.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução