Início Maringá PlanificaSUS será implantado na 15ª Regional de Maringá

PlanificaSUS será implantado na 15ª Regional de Maringá

A 15ª regional de Saúde, que abrange Maringá e outros 29 municípios, vai integrar o programa PlanificaSUS, responsável pela capacitação dos profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS) de 21 regionais no Paraná. A intenção é que o serviço seja aprimorado e a assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) seja aprimorada.

O PlanificaSUS é um projeto do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) com parceria do Hospital Israelita Albert Einstein e o Ministério da Saúde (MS). É uma estratégia de educação permanente para consolidar a operacionalização plena da Rede de Atenção à Saúde (RAS), por meio da implantação metodológica da Planificação da Atenção à Saúde (PAS). Metodologia que visa desenvolver competências, habilidades e atitudes necessárias às equipes técnicas. Além de organizar, qualificar e integrar os processos de trabalho da APS, Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH).

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, e coordenadora do PlanificaSUS no Paraná, Maria Goretti David Lopes, reforça que a capacitação e participação dos tutores regionais permitem a expansão imediata da metodologia da planificação para todas as regiões do Paraná. O que garante a reorganização dos processos de trabalho das equipes de saúde, no pós-pandemia. Concluiu dizendo que “o foco agora é organizar o cuidado principalmente às pessoas com problemas crônicos, aos idosos e àquelas que mais precisam.”

“É muito gratificante ver a participação de todos, com empenho e ânimo para a nova fase do pós-pandemia. Teremos de recomeçar, reorganizar a Atenção Primária e Especializada: os sequelados da Covid-19, os diabéticos, hipertensos, as vacinas atrasadas, além da saúde mental, entre outras fragilidades e doenças, que precisam de todo nosso esforço”, acrescentou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O PlanificaSUS surgiu em 2019 e foi implantado em apenas na 4ª Regional de Saúde, em Irati. Depois disso, as atividades foram realizadas com sucesso, principalmente aos idosos, e após dois anos o programa já chegava a 361 municípios.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: