“Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima.” (Paulo Vanzolini)
VAZOU
Circula nas redes sociais um áudio, que vazou de Whatsapp, da conversa entre a vereadora Ireni, de Sarandi, e uma eleitora sua. No áudio a mulher cobra um cargo na prefeitura, que teria sido prometido pela vereadora durante a campanha nas eleições do ano passado. Parece que a vereadora vai ter dor de cabeça.
APROVEITANDO
Opositores do prefeito de Sarandi estão aproveitando o áudio vazado para dizer que o prefeito Walter Volpato tinha negociação de cargos com a vereadora. Mas para quem ouviu o áudio fica aparente que o prefeito não tem nada com essa história. A vereadora diz o seguinte: “porque este prefeito aqui, dispensou os cargos que eu tinha”. De toda forma, com certeza haverá denúncia ao Ministério Público que deverá investigar as circunstâncias da conversa e verificar se houve crime eleitoral.
OAB
A eleição da OAB tem em seu regulamento a obrigatoriedade de preenchimento de 30% de membros da chapa ser composta por pessoas negras. Ou seja, a cota racial. Teve chapas que tentaram participar mas não conseguiram completar a chapa com o critério exigido. Em Curitiba está havendo pedido de impugnação de chapas que apresentaram componentes como negros, mas que não seriam negros. Está havendo muita confusão e discussão na Ordem.
COTAS
Parece que cabe uma reflexão profunda sobre a questão de cotas neste cenário. Exigir a garantia de cotas, como proteção de minorias, para diretoria de uma classe de profissionais que tem a formação de exercer a proteção à justiça e ao direito pode ser um contrassenso. Prova-se pelo que existe dificuldade de montar as chapas e que muitos profissionais simplesmente não querem participar do processo eletivo, independentemente de sua cor ou de qualquer outro critério. Advogado, negro ou branco, ocupará seu espaço pela sua competência.
CEM DIAS
E por falar em justiça é chocante ouvirmos a notícia que uma mulher de 34 anos, com um filho de 5 anos, ficou presa por mais de cem dias, em Minas Gerais. Sabe qual o crime? Rompeu o lacre do relógio de água porque não tinha dinheiro para pagar a conta. Foi presa por furto de água. O caso teve que chegar ao STF e o ministro Alexandre de Moraes, nesta semana, determinou a soltura da mulher que usará tornozeleira eletrônica. Meu Deus. Quem dera se nossos juízes fossem tão bravos com os que saqueiam este país.
APAE
A Associação dos Pais e Amigos do Excepcionais – APAE de Maringá, inaugurou mais salas de aulas e recebeu uma Van que fará o transporte dos alunos. Conquista pelo empenho do deputado Dr. Batista. A APAE realiza um trabalho maravilhoso e vem se destacando com o desempenho da atual diretoria. Todas as atividades e promoções da APAE devem ser apoiadas por t nossa comunidade.
DINHEIRO NA PRAÇA
O comércio da cidade já vive a expectativa da liberação da primeira parcela do 13º salário. Grande parte desse aquecimento no comércio virá através da prefeitura de Maringá que vai antecipar o pagamento da parcela. A economia do município agradece.
LOJAS
Os membros das lojas maçônicas, que ficaram por um longo período impedidos de realizarem suas reuniões e sessões ritualísticas devido a pandemia, estão retornando suas atividades. Inclusive, muitas lojas já estão agendando reuniões de confraternização de fim de ano.
AZUL
O novembro azul é o mês dedicado à campanha de prevenção ao câncer de próstata, que é o tipo de câncer que mais atinge os homens. E não é só uma simbologia. Existem diversos direitos que as pessoas não sabem. Por exemplo, podem ser abonadas até 3 faltas no trabalho por ano para fins de exame preventivo. Caso seja diagnosticado câncer há, por lei, direito à isenção do imposto de renda, saque do FGTS e PIS, medicamentos gratuitos, entre outros. O importante é não ter medo do temido exame.
ADVOCACIA
Os advogados e advogadas do Paraná votarão na próxima quinta-feira, dia 25 de novembro, para eleger as diretorias e os conselhos da seccional Paraná e das subseções. Esta será a primeira eleição digital. A votação poderá ser pelo celular ou computador, com o acesso pela assinatura digital ou por código encaminhado pela OAB.
INFORMAÇÕES
Orientações sobre como votar estão disponíveis no site https://www.votacaooabpr.org.br/.
XI DE AGOSTO
A tradicional chapa XI de Agosto tem como candidato a presidente, na Subseção Maringá, o advogado Eder Fabrilo Rosa. Simone Costa Meister é vice, Liana Carla Gonçalves dos Santos secretária-geral, Marice Taques Pereira secretária-geral adjunta e Pedro Henrique Souza tesoureiro. Todas as informações da XI estão na página XIdeAgosto1.com.br
ALGO NOVO
A outra chapa na disputa é a Algo Novo que tem como candidato à presidência da OAB, o advogado Marcos Alexandre de Souza Serra e a advogada Francielle Lopes Rocha como na vice.