Início Destaques do Dia Saúde aguarda nota técnica iniciar vacinação da dose de reforço para adultos

Saúde aguarda nota técnica iniciar vacinação da dose de reforço para adultos

Secretaria de Saúde recebe mais de 150 mil doses de vacina Pfizer do Ministério da Saúde Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

O secretário de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi, informou que aguarda uma nota técnica do Ministério da Saúde para montar uma estratégia de vacinação da dose de reforço. São necessárias orientações para que a campanha seja colocada em prática. Há expectativa da nota ser emitida até esta sexta-feira. No último dia 16, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, determinou a ampliação do público que receberá a dose de reforço da vacina contra Covid-19. Ficou determinado que toda a população adulta está apta à injeção depois de cinco meses da 2ª dose.

O Ministério divulgou que estudos mostram queda da resposta imune a partir do 5º mês após a vacinação. Queiroga também anunciou que a Janssen terá uma 2ª dose a partir de dois meses da aplicação do que antes era dose única. Todavia, quem tomou AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac também receberá.

“Se o adulto tomou a 2ª dose em outubro, por exemplo, a dose de reforço será aplicada em março. O reforço será preferencialmente com um imunizante diferente daquele tomado no 1º ciclo vacinal. O ideal é que seja usada a vacina da Pfizer. Na falta, serão utilizadas AstraZeneca ou Janssen. Caso a pessoa tenha recebido as doses da Pfizer na 1ª e 2ª dose, o imunizante será o mesmo no reforço”, disse o Ministro.

O Ministério afirmou que há 158 milhões de maiores de idade que tomarão o reforço. Neste momento, existem 100 milhões que já estão aptos. O secretário de Saúde de Maringá reforça que ainda são 16 mil pessoas atrasadas para tomar a segunda dose no município. Importante ressaltar que a dose de reforço só será oferecida se a pessoa estiver vacinada há cinco meses.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: