Início Colunistas Coluna Angelo Salgueiro

Coluna Angelo Salgueiro

“Prefiro perder a guerra e ganhar a paz”. (Bob Marley)

AGRADAR A TODES
O professor e prefeito em exercício, Edson Scabora, agora está utilizando a linguagem inclusiva, chamada como neutra. Em seu discurso num evento recente iniciou agradecendo a presença de “todos, todas e todes”. Ele poderia ter dito somente que agradecia a presença de “todes”, linguagem neutra, que abrangeria todos os presentes. O risco do político começar a utilizar a linguagem neutra para querer agradar a “todes” é que poderá não agradar “ninguéns”.

JUBILEU
O ano que se avizinha será muito importante para muitos católicos maringaenses. Será comemorado o Jubileu de Ouro da inauguração da Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, 1972-2022. Com certeza será um ano de muitas comemorações na belíssima Catedral.

REQUIÕES
No evento da caravana do ex-governador, Roberto Requião, ocorrido na Câmara de Vereadores, na última quinta-feira, foi bastante movimentado.  Com as presenças do Requião pai e Requião filho, o plenário do Legislativo maringaense ficou lotado com participação maciça  da cúpula local e estadual do PT, partido pelo qual o ex-governador deverá disputar o Governo do Estado, ganhando novos aliados. Os vereadores do PDT, partido para o qual o deputado Requião Filho deverá migrar, certamente estarão engajados na campanha. 

FACA NOS DENTES
No programa de rádio da Jovem Pan, Pan News, comandado por Paulo Caetano, os entrevistados de ontem foram Requião pai e Requião filho. Quando foi aberta a pergunta a ser feita pelo jornalista, Fernando Tupan, ele veio com a faca nos dentes. Fez um breve relato das grosserias e violências que o ex-governador costumava praticar contra os jornalistas e, disse ainda, que os ataques nunca pararam e que o gardenal não estaria fazendo efeito. Requião, em seu velho estilo, não deixou por menos. Também bateu,  mas disse que não daria o protagonismo, que segundo ele era a intenção do jornalista.  Estes são fatos que temperam a política.

URNAS ELETRÔNICAS
Roberto Requião disse, na entrevista à Pan News, que sempre defendeu a implantação da impressão do voto na urna eletrônica. Falou que a urna eletrônica foi proibida nos EUA e no Japão e indagou o porque somente no Brasil ela seria perfeita e inviolável? Disse que tudo pode ser violável, inclusive a urna. Será que o TSE vai fazer alguma coisa contra quem está questionando a lisura das urnas eletrônicas.

CONFIRMA
O ex-presidente Lula disse em entrevista na Bélgica nesta semana: “Nós temos que regulamentar as redes sociais. Vamos ter de regulamentar a internet e colocar um parâmetro”. Continuou alfinetando o presidente: “o Bolsonaro conta cinco mentiras por dia nas redes sociais”. Concluiu dizendo que a regulamentação é boa para que alguns espertos e maldosos não tentem virar donos da humanidade através da manipulação de algoritmos. Assim como Requião, Lula também sabe que pode haver manipulação de algoritmos.

OVERDOSE
Os Estados Unidos além da Covid enfrentam outro tipo de pandemia. Em um ano, de abril do ano passado até abril deste ano, foram registradas mais de cem mil mortes de pessoas por overdose. É o maior número de mortes por esta causa registrado na história dos EUA. Isto impressiona e preocupa o mundo inteiro. 

PEDOFILIA
Passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, o projeto de lei que inclui o crime de pedofilia no rol de crimes hediondos. O projeto também aumenta as condutas praticadas contra crianças como crime de pedofilia, inclusive as que acontecem pela internet com aumento também às penalidades deste tipo de crime. Os crimes hediondos são tratados com maior rigor pela lei penal. Isto é muito importante e devemos cobrar de nossos deputados e senadores que agora agilizem o andamento deste projeto no Congresso Nacional.

FUTURO
O prefeito Ulisses Maia está realizando uma viagem para o futuro. Já que estamos com a implantação de um parque de TI em nossa cidade em andamento é muito importante que o nosso maior gestor conheça o que está ocorrendo de avançado no mundo da tecnologia da informática. Em Barcelona ele conheceu um espaço criado para estimular a inovação, criatividade, tecnologias e o compartilhamento de novas ideias. Disse que é possível implantar esse projeto em Maringá para os alunos da rede municipal de educação. Toda iniciativa para melhorar a educação de nossas crianças deve ser incentivada e aplaudida.

INVISÍVEIS
Parece que existe uma unanimidade entre todos que fazem algum tipo de análise política em nosso estado. É muito comum ouvirmos que temos três senadores invisíveis, que não se posicionam sobre quaisquer temas sejam eles polêmicos ou não. Parece que o Paraná não tem representação no senado. Pena que o ano que vem somente será possível trocar um.

TAMBÉM
Quem também está invisível e faz questão de ficar assim, é o ex-senador Osmar Dias. Está cuidando de suas fazendas e não quer mais saber de política.

COMPARTILHE: