As crianças não cadastradas para o 1º ano nas Escolas Municipais de Maringá deverão fazer o cadastro de espera a partir de segunda-feira, dia 22 no estabelecimento de ensino mais próximo da residência. O cadastro para as demais séries, do 2º ao 5º ano, também começam na mesma data. As rematrículas ocorreram no período de quatro de outubro a cinco de novembro e ontem terminou o prazo para matrículas para o 1o ano.
Os documentos necessários para o ingresso são: Certidão de Nascimento da criança (original e xerox); Cartão Nacional de Saúde (SUS) Saúde Maringá da criança (Original e Xerox); Atestado de Vacina atualizado; RG e CPF do responsável pela criança (original e xerox); e comprovante de residência, obrigatoriamente a fatura de energia elétrica (Copel), atualizada, que deverá estar no nome do responsável pela criança (original e xerox). Caso o pai ou responsável não possua fatura da Copel em seu nome, deve apresentar comprovante complementar de endereço, junto com a fatura, contendo o mesmo endereço.
As rematrículas nos Centros Municipais ocorreram no período de 15 de outubro a 17 de novembro. A renovação ocorreu de forma presencial pelo responsável legal do aluno. Já as matrículas nos Cmeis estão sendo realizadas e continuam até dia 10 de dezembro. Neste processo o secretário do centro entra em contato com a família da criança cadastrada na lista de espera para fazer o chamamento da matrícula.
Os documentos necessários para o processo são: Certidão de Nascimento (original e xerox); Carteira de Vacinação (original e xerox); Cartão Nacional de Saúde (SUS); Saúde Maringá / Protocolo de Solicitação do Cartão Saúde Maringá; Atestado do posto de Saúde ou do Pediatra (Triagem); Atestado de Vacina atualizado; Teste do Pezinho (original e xerox); Teste da Orelhinha (original e xerox); Declaração de Matrícula e Frequência ou Declaração/Guia de Transferência para o aluno que frequenta ou que já frequentou algum Centro Municipal de Educação Infantil, para a identificação do número do CGM (Cadastro Geral de Matrícula – Sere Web); e RG e CPF do responsável (original e xerox), além do comprovante de residência.
“O Cadastro de Espera é realizado durante todo o ano letivo no Cmei de interesse do responsável legal da criança. Lembrando que as escolas e centros municipais continuarão o processo de matrículas novas para todas as séries na reabertura da secretaria da escola em janeiro de 2022. Os processos de rematrículas e matrículas na Rede de Ensino de Maringá acontece conforme previsão e organização realizada pela Secretaria de Educação. Neste ano de 2021 estão sendo atendidos nos Centros Municipais de Educação 14.353 e nas Escolas Municipais 23.207 alunos”, acrescentou a secretária de Educação, Tânia Periotto.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução