Início Destaques do Dia Cerca de 7 mil alunos fazem Enem em Maringá neste domingo

Cerca de 7 mil alunos fazem Enem em Maringá neste domingo

Mais uma edição do Enem começa neste domingo em todo o Brasil. Dessa vez, são 3,1 milhões de inscritos que farão as provas em 1.747 municípios. Maringá é uma das 99 cidades que aplicarão as provas também no formato digital, opção escolhida pelo aluno no momento da inscrição. Nessa modalidade presencial, o município deve receber 6.617 alunos; já para avaliação online são 343 estudantes cadastrados.

O concurso foi dividido em dois finais de semana, a primeira etapa neste domingo e a segunda no próximo, dia 28. Nos dias de avaliação, os portões de acesso a todos locais de prova serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. A aplicação do exame começa às 13h30 com encerramento às 19 horas. Hoje deverão ser respondidas questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, além da língua inglês ou espanhol.

Assim como a edição de 2020, o Enem 2021 terá regras especiais devido à da pandemia. O uso de máscara facial será obrigatório nos locais de aplicação. Os participantes que estiverem com Covid-19 ou com outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer ao exame e podem solicitar a reaplicação. Na hora do exame será obrigatório o uso de máscara de proteção facial e levar documento de identificação original, com foto. Não são aceitos documentos digitais.

Outro item obrigatório é a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. É recomendado também que se leve no dia do exame o Cartão de Confirmação da Inscrição onde está, entre outras informações, o local de prova. O documento está disponível na Página do Participante, no site do Inep. O Enem é uma oportunidade para o aluno conseguir vaga em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de acesso a instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou pelo Fundo de Financeiamento Estudantil (Fies).

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: