Início Colunistas Coluna Angelo Salgueiro

Coluna Angelo Salgueiro

“A vitória tem mil pais, mas a derrota é órfã.” (John Kennedy)

URNAS TUCANAS
As urnas eletrônicas do PSDB, que na verdade não passa de um aplicativo que permitiria aos filiados do partido votarem de forma remota na convenção para escolher quem será o candidato à presidência da república, deu pau. Teve de tudo na eleição da convenção. Falam em sabotagem, compra de votos, em possível utilização de cédulas para nova votação. Ou seja, a eleição dentro de um partido político do País é um retrato 3×4 do processo eleitoral brasileiro.

ENEM I
Houve um grave problema durante a aplicação da prova do Enem em um dos locais em Maringá. Na Faculdade Santa Maria da Glória acabou a energia e não houve a aplicação das provas. Os alunos que estavam fazendo prova naquele local terão que refaze-la na data 9 de janeiro. É muito difícil para os candidatos que se preparam por tanto tempo serem prejudicados por uma falha como esta.

ENEM II
Tirando os problemas pontuais, para aqueles que estavam torcendo contra o Enem, e são muitos que torcem para tudo dar errado no País, eles devem estar tristes, já que a imprensa não divulgou problemas na aplicação da prova do Enem. São muitos que estão elogiando o Enem, as questões e o processo de aplicação. Torcemos para que tudo dê certo e que os alunos que estudaram consigam suas vagas nas faculdades. Precisamos de um País cada vez melhor e a educação é o único caminho.

GÁS IMPORTADO
Depois de Dubai e Barcelona, esta semana o prefeito Ulisses Maia estará de volta no comando da prefeitura. Com certeza estará cheio de gás, novos conhecimentos e grandes ideias. Maringá tem muito a ganhar com novas experiências que possam ser trazidas para a cidade. Todos esperamos bons resultados do investimento que fazemos em nossos governantes.

PASSAPORTE
O Tribunal de Contas do Estado fez um levantamento junto aos 399 municípios paranaenses e confirmou que 17% dos municípios já adotaram ou pretendem adotar o “passaporte da vacina” e 72,4% ainda não definiu um posicionamento sobre o tema. Maringá, por enquanto, está entre os que não adotaram.

FANTÁSTICO
O maringaense, advogado Vitor Marcelo Bergamasco, apareceu neste último domingo no programa Fantástico, da Rede Globo. Vítor está defendendo o rapaz que estava dirigindo um veículo e invadiu uma loja e quase atingiu uma pessoa que estava dentro do comércio. Foram somente danos materiais e o advogado garantiu que todos os prejuízos serão pagos pelo seu cliente.

CONVITE
O jogador de vôlei Maurício Souza, que foi demitido do time do Minas, depois que fez comentários contra o novo Super-Homem devido à sexualidade do super herói, esteve ontem em Brasília conversando com o presidente da república. Esteve até no famoso “cercadinho”, Maurício disse que foi convidado a participar da vida política a partir do ano que vem. Do uniforme para o terno.

BLITZ
Começou nesta semana o calendário de ações educativas no trânsito, envolvendo o Detran e as Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, “Operação pré-verão – juntos salvamos vidas”, estas ações estarão acontecendo em 10 municípios, entre eles Maringá. As blitze visam orientar os motoristas sobre as condições dos veículos, documentação e tudo mais para que as pessoas façam as viagens de férias de forma segura.

SÓ PENSAM NAQUILO
O presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira, disse em uma entrevista que a sua reeleição para à presidência da câmara não depende da reeleição do Bolsonaro. É impressionante como todos eles pensam 24 horas por dia somente em suas reeleições, prejudicando  diversas ações que deveriam ser de governo em benefício do país, mas ficam em segundo plano por causa dos projetos pessoais de políticos.

CAPENGA
O nosso Superior Tribunal Federal – STF é formado por 11 ministros, mas está capenga desde a aposentadoria do ministro Marco Aurélio, que aconteceu no mês de julho deste ano. O presidente Bolsonaro indicou o advogado André Mendonça para o cargo que tem que passar pelo crivo do Senado Federal, que já deveria ter marcado uma sessão para sabatina do indicado ao cargo. Mas por vontade exclusiva de um único senador, David Alcolumbre, que é presidente da comissão de constituição e justiça do senado, não é marcada a sabatina. O país já está há quase 5 meses com o STF sem um ministro e ninguém faz nada. São interesses pessoais, acima do interesse da nação.    

COMPARTILHE: