Início Colunistas Coluna Angelo Salgueiro

Coluna Angelo Salgueiro

“Confia em Deus, mas não te esqueças de que Deus confia em ti.” (Chico Xavier)

CARNAVAL
Faltam pouco mais de três meses para o carnaval. Em muitos municípios já existe pressão para que não aconteça o carnaval enquanto outras cidades já declararam que não haverá festa promovida pelo poder público. Em Maringá ainda não ouvimos se haverá o carnaval ou não, mas com certeza haverá muita discussão sobre o assunto.

MAIS LEI
A deputada federal Bia Kicis, do PSL-DF, protocolou um projeto de lei que se chamará “Lei Maurício Souza”, com a seguinte síntese de redação: “Não constitui crime a crítica ou a manifestação de desconfiança a qualquer autoridade ou órgão público.” Maurício Souza é o jogador de vôlei que foi demitido do time depois de criticar o ativismo LGBT. Ele esteve em Brasília essa semana conversando com o presidente Bolsonaro e a ideia do projeto seria para proteger a manifestação de pensamentos de um indivíduo contrário ao posicionamento de determinada situação. Como foi o caso do atleta, que se posicionou contra a nova criação de quadrinhos no qual o super-homem se declara gay. Devido a este posicionamento ele foi taxado de homofóbico.  Tema complexo que com certeza vai dar pano para a manga. 

POLÊMICA
O projeto de lei da deputada vai gerar muita polêmica. Atualmente comentários, piadas ou brincadeiras em relação a diversos temas se tornaram sensíveis. Antigamente eram socialmente aceitos. São momentos de mudanças que a sociedade levará tempo para compreender, mas é um caminho irreversível trazido pela aceleração da informação. Vamos nos adequando aos novos tempos.

CRESCENDO
Foi divulgado um estudo do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – IPARDES, de que Maringá deverá ganhar mais 70 mil habitantes até o ano de 2030. Ou seja, passaremos da casa dos 500 mil habitantes.

CORAÇÃO DE MÃE
E o Instituto de Planejamento de Maringá, da Prefeitura, divulgou que existem espaços vazios dentro da área urbana da cidade que correspondem a aproximadamente 15 mil lotes. Se esses lotes fossem construídos e ocupados caberiam mais 247 mil pessoas nestes espaços. Ou seja, caberia mais da metade da população atual de Maringá. Tá igual ao coração de mãe.

ESPECULAÇÃO
Estas áreas vazias dentro da cidade são de proprietários particulares, que muitas vezes já têm muitos recursos e ficam esperando valorizar para fazer negócios. A prefeitura já tem mecanismos para forçar que estas propriedades cumpram o papel social, mas a especulação sempre é forte. O importante é que a cidade cresça mantendo a qualidade de vida dos seus cidadãos.  

AUMENTO
A Prefeitura de Maringá encaminhou projeto de lei para a Câmara de Vereadores propondo a atualização da Planta de Valores Genéricos de Edificações e Terrenos, com o aumento de 9,3% nos preços da tabela.
Na prática a prefeitura vai aumentar o valor na planta genérica dos imóveis da cidade. Como diversos impostos são calculados sobre esta tabela, haverá aumento no imposto de transmissão de bens imóveis – ITBI e no IPTU, por exemplo. Então, mais aumento para 2022.

ORÇAMENTO
A Prefeitura mandou também para a Câmara o projeto de  lei do orçamento do município para o ano que vem. O município estimou as receitas em aproximadamente 2 bilhões e fixou as despesas em iguais 2 bilhões, para atender todas as despesas e investimentos para o ano de 2022. É dinheiro pra caramba.

IPVA
Com a falta de carros novos no mercado, os preços dos carros usados dispararam. Acontece que o governo utiliza os valores da tabela FIPE como base para lançamento do IPVA e a tabela FIPE será atualizada até o final do mês de novembro, com os novos valores de mercado de veículos usados. Então, mais aumento para 2022.

TROFÉU VERDELÍRIO BARBOSA
A Associação dos Profissionais de Propaganda de Maringá (APP), com apoio da Acim e do Codem, está formulando a criação do prêmio jornalista Verdelírio Barbosa que será concedido aos destaques do ano do setor da comunicação. Uma forma bonita de homenagear o saudoso jornalista, fundador do JORNAL DO POVO.

HOMENAGEM
A ideia foi apresentada durante encontro com os diretores de veículos de comunicação, realizado segunda-feira na Acim. Outros homenageados com nomes de prêmios serão Luizinho (da Rede Jovem Pan) e Elon Bragança (da Rede Outdoor). Homenagens merecidas para profissionais que fizeram história na comunicação maringaense e deixam seus legados.

COMPARTILHE: