Início Colunistas Coluna Angelo Salgueiro

Coluna Angelo Salgueiro

“A pior forma de desigualdade é tentar igualar as coisas desiguais.” (Aristóteles)

ARREPENDIMENTO
O funcionário público era obrigado a se aposentar compulsoriamente aos 70 anos de idade. Uma emenda na constituição federal alterou essa obrigatoriedade para 75, foi a chamada PEC da bengala. Parece que viram que tem muitos “velhinhos” dando problema, e para consertar o arrependimento está tramitando na Câmara dos Deputados um projeto de lei que retorna a compulsoriedade para os 70 anos. O projeto já passou pela Comissão de Constituição e Justiça e agora vai para a votação dos deputados. Tudo indica que vai passar, e se for aprovado dois ministros do STF teriam que se aposentar, Ricardo Lewandowski e Rosa Weber. 

ANTES TARDE DO QUE NUNCA
Com a aposentadoria obrigatória aos 70 anos, o Governo Federal poderia começar a ter um STF com “mais a cara do governo”, como diria o presidente Jair Bolsonaro. O problema é que a torcida, quase unânime, para a saída do ministro Gilmar Mendes vai ter de esperar. Ele ainda tem apenas 65 anos de idade. O povo brasileiro vai ter de bancar por muito tempo ainda as idas e vindas do ministro para Lisboa.

HEGEMONIA
Está acontecendo hoje a eleição para a diretoria da OAB. Em Maringá disputam duas chapas; a XI de Agosto e a Algo Novo. Se a chapa Algo Novo vencer, o que é muito difícil, de fato seria algo novo, pois a chapa XI de Agosto está à frente da OAB Maringá já por quase 40 anos.

SUBINDO
O maringaense Sérgio Moro, que já apareceu nas pesquisas eleitorais com 11% de intenção de votos, tem a expectativa por parte do seu partido Podemos de chegar a 15% até o mês de março. Já o presidente Bolsonaro disse que quer ver o Moro falando em um carro de som para a população, desacreditando da capacidade de comunicação de seu concorrente. Mas Moro está fazendo tratamento de fonoaudiologia e oratória, e de repente vai treinar com carro de som também.

MOTO X CNH
Tem subido muito a venda de motocicletas. Está até faltando motos para pronta entrega nas lojas especializadas. Isto devido ao alto preço do combustível. Mas não tem aumentado o número de pessoas tirando a CNH para motocicleta, com muita gente se arriscando a pilotar sem a devida habilitação.

SEM RETOQUES
A Câmara de Vereadores de Maringá aprovou em, primeira discussão, o projeto de lei do executivo do orçamento/2022. A aprovação foi por unanimidade, sem proposta de nenhuma emenda.

O QUE SERÁ
O presidente Jair Bolsonaro recebeu ontem da Câmara dos Deputados a medalha de Mérito Legislativo. Durante a sessão de entrega da medalha, deputados da oposição gritavam “genocida”, enquanto os deputados da situação gritavam “mito”. Em breve saberemos se é genocida ou se é mito. Vai depender da eleição de 2022.

ESTILO
O estilo de política do deputado federal Ricardo Barros é de não se importar muito com o que seus adversários políticos falam. O jogo é este mesmo na política, principalmente porque ele mantém seu eterno enfrentamento ao poder judiciário. Agora mesmo teve o arquivamento de processo pelo conselho de ética da Câmara dos Deputados e nova denúncia feita pelo MP do Paraná. Para o deputado parece que cai bem o conhecido provérbio árabe “Os cães ladram e a caravana passa.”

SERÁ?
O custo do pedágio tem influência direta no preço das passagens de ônibus. O DER-PR está oficializando as empresas de ônibus que operam no estado para que retirem da planilha de custo o preço dos pedágios durante o período em que não houver esta cobrança. A expectativa é que haja a redução do preço das passagens de ônibus. Será?

ESTÁGIO
A Delegacia de Polícia Civil de Paiçandu informa que abriu duas vagas de estágio para estudantes do curso de Direito. Os acadêmicos interessados devem levar os documentos na própria delegacia até o dia 15 de dezembro.

MATRÍCULAS
O período de matrículas está aberto nas escolas particulares. Muitos pais pretendiam mudar os filhos de instituições, inclusive tirando da pública e passando para a particular. Mas já foi anunciando o aumento entre 10 e 15% nas mensalidades. Será que o número de alunos matriculados em escolas particulares tende a cair. Veremos!

COMPARTILHE: