Início Maringá Espetáculo em Maringá questiona opressão e invalidação da mulher

Espetáculo em Maringá questiona opressão e invalidação da mulher

Neste domingo, dia 28, estreia a obra cênica “Arcana” no Teatro Barracão de Maringá. O espetáculo de Kênia Bergo e Joyce Midori será apresentado de forma gratuita às 20 horas. A peça ficará em cartaz até dia oito de dezembro com patrocínio do Prêmio Aniceto Matti. A montagem aborda questões do feminino a partir das personagens Medeia e Ofélia, escritas por Eurípedes e Shakespeare, respectivamente. Arcana significa mistério, algo que não se pode desvendar.

De acordo com as autoras, a dramaturgia parte, principalmente, do questionamento: “até quando veremos as trágicas histórias de mulheres que vieram antes se repetindo em nós e nas que virão depois de nós?” Para tanto, as dramaturgias de Eurípedes e Shakespeare foram revisitadas sob uma perspectiva simbólica criando novas nuances e olhares sobre a obra, na busca de questionar a opressão e invalidação das vozes das mulheres.

“Neste processo trabalhei meu autoconhecimento e refleti sobre nosso lado sombrio. Além das personagens, a gente ver a nossa sombra, as nossas guerreiras e o nosso lado Medeia e Ofélia, foi um mergulho intenso e um grande desafio também. A pandemia dificultou os trabalhos e por muito pouco essa estética mística não precisou ser apreciada através das telas. Cogitamos estrear de forma online, mas nos últimos meses os decretos permitiram sessões presenciais”, comentou Joyce.

Kênia explicou que, ainda assim, o atual contexto impactou no desejo inicial, que era o de ter o público mais perto da cena, a exemplo do espetáculo anterior “Psicose”; onde o público tem papel importante na encenação. Ela ressalta que essa apresentação tem classificação de 16 anos e dura cerca de 50 minutos. E, além das apresentações até dia oito, o projeto vai oferecer a oficina teatral “Corpo

anímico”, exclusivamente para mulheres.

“Nosso objetivo é compartilhar com 10 participantes uma pequena parte do processo criativo, por meio de exercícios de corpo e partitura com influência do tarô”, concluiu a artista.

Para a próxima semana, o destaque cultural fica por conta da Virada Cultural, no dia quatro de dezembro, sábado. Serão 14 espetáculos entre 8h30 e 22h30, com a principal atração a cantora Ana Cañas. No começo do mês a Secretaria da Cultura vai divulgar a agenda completa.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: