O documentário “A descoberta do Eldorado: formação e consolidação política de Maringá (1947 a 1988)” é um projeto realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura que conta a história política de Maringá. O lançamento vai acontecer dia 14 de dezembro no Cineflix do Maringá Park Shopping, e partir do dia 15 o filme fica disponível no canal Maringá Histórica no YouTube.
O conteúdo é resultado de pesquisa e direção geral de Miguel Fernando e produção do Maringá Histórica e Cosmos Filmes. A proposta é trazer conteúdo inédito sobre a história política local, dessa vez por meio de um documentário acessível sobre o assunto. O material traz imagens inéditas sobre o tema.
“Temos muito conteúdo inédito e raríssimo sendo trazido pelo documentário, especialmente, em vídeos. Escolher essas imagens foi um desafio, pois é um processo minucioso e, praticamente, 100% artesanal, mas sem dúvidas o resultado ficou muito satisfatório. Foram captados 23 depoimentos de funcionários públicos aposentados, personalidades locais, familiares dos prefeitos, historiadores, pesquisadores e, entre eles, o do jornalista Verdelírio Barbosa, falecido recentemente, poucos meses depois da entrevista”, ”, comentou Miguel Fernando.
Ele explica ainda que o filme focou nos principais eventos que se deram no recorte temporal de 1947 a 1988, dando início junto aos primeiros vereadores eleitos quando Maringá ainda era distrito de Mandaguari. Mostra as principais conquistas e conflitos, e encerra com a primeira gestão de Said Felício Ferreira, quando foi dado início ao projeto que depois ficaria conhecido como o Novo Centro.
A produção aborda ainda uma CPI que o prefeito Silvio Barros sofreu na década de 1970, quando tentou utilizar recursos públicos para uma reforma em sua residência. Também traz novidades sobre outros prefeitos, como João Paulino e Adriano Valente, além dos embates que quase resultaram em mortes nas duas primeiras gestões do Executivo.
O documentário tem 69 minutos sendo acessível a todos os públicos contendo audiodescrição e libras.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução