Com o objetivo de modernizar e aumentar a eficiência energética na iluminação pública de Maringá, a Prefeitura iniciou o processo de preparação de uma licitação. Ao todo, 50 mil lâmpadas serão trocadas por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) com uma empresa que vai receber parte da economia proporcionada pela atualização do sistema; a estimativa é em torno de R$ 1,5 milhão mensais. Na última semana o projeto foi apresentado, durante um workshop, para autoridades e servidores participantes da elaboração do projeto Felicity.
“Além da questão econômica, tem a segurança. Estudos mostram que a intervenção nos equipamentos públicos, principalmente em relação à iluminação podem reduzir a criminalidade. O Plano Municipal de Governo prevê a troca de toda iluminação pública da Cidade, o que deve gerar a economia mensal”, disse Hercules Maia, secretário de Governo.
A elaboração do processo licitatório está sendo feita pelos engenheiros e técnicos da Prefeitura e tem a assessoria técnica da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). De acordo com o vice-prefeito, Edson Scabora, o processo será baseado em projeto desenvolvido pelo Programa Felicity, abreviação de Financing Energy for Low-carbon Investment – Cities Advisory Facility.
“A iniciativa será implementada pela empresa alemã GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) em parceria com o Banco Europeu de Investimento (BEI). A administração tem realizado inúmeras obras de infraestrutura no município, como praças, pista emborrachada, avenidas, iluminação; a População passa a ocupar os espaços revitalizados, pois tem o sentimento de pertencimento”, acrescentou Scabora.
Todo trabalho será acompanhado e fiscalizado pelos vereadores de Maringá. O vereador Sidnei Telles reforçou que a Câmara Municipal tem olhar positivo sobre a concessão da iluminação púbica.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.