Início Colunistas Coluna Angelo Salgueiro

Coluna Angelo Salgueiro

“Este foi o ataque mais relevante e que vai exigir mais cuidado do TSE”. (Ministro Barroso) 

FURTOS
No último Natal estavam furtando os vasinhos de flores que a prefeitura instalou para decorar diversos locais da cidade. Agora, estão furtando cordões de luzes que foram colocados nas árvores em praças como decoração natalina. Infelizmente, a coisa é feia.

FIOS
Feio também estão os fios da rede de energia elétrica da Copel, que loca o uso da rede para empresas particulares de telefonia e internet instalares diversos fios de comunicação. O problema é que quando não são mais úteis os fios ficam pendurados sem qualquer manutenção, causando além de poluição visual um grande perigo para a população. A prefeitura deve encontrar uma forma urgente de cobrar a Copel para que realize uma varredura completa nesses fios inservíveis para a energia elétrica da cidade.

INTERNET
O Detran do Paraná vai disponibilizar acesso gratuito à internet para os seus usuários nos seus postos de atendimento. A iniciativa vai começar por Curitiba, mas até o final do ano todas as Ciretrans do Estado deverão estar com a internet liberada. Como diversos serviços prestados pelo órgão já podem ser realizados no site do Detran a liberação da internet agilizará o atendimento, evitando principalmente as filas.

DESPEJO
O ministro do STF, Luis Roberto Barroso, prorrogou até o dia 31/03 do ano que vem o prazo em que fica proibido o despejo, remoções forçadas e desocupações. Esta decisão havia sido tomada pelo STF para garantir que aqueles que foram prejudicados pela pandemia sem conseguir pagar o aluguel não fossem despejados. O prazo era até o final deste ano, mas agora vale até o final de março.

NOVA LEI  
A grande maioria dos motociclistas que trabalha como entregadores são freelancer e não tem registro de trabalho. Mas a Câmara dos Deputados está aprovando um projeto de lei que obrigará as empresas que utilizam estes serviços contratarem seguro além de fornecerem itens de segurança contra a Covid. Se motociclista for contagiado a empresa deverá pagar durante o tempo de tratamento, sob pena de multa de R$ 5 mil para cada descumprimento das obrigações da lei. Não sabemos se esta lei, quando colocada em prática, trará mais benefício ou mais prejuízo para o trabalhador que rala muito para levar o sustento de sua família.

TESTES
O Tribunal Superior Eleitoral continua a realizar testes de segurança com as urnas eletrônicas. Nestes testes, técnicos e peritos da Polícia Federal conseguiram burlar o sistema e penetrar na rede de transmissão de dados das urnas eletrônicas.

ADMITIU
Vejam bem…não foi nenhum Bolsonaro, não foi nenhum “bolsominion” e não foi nenhum negacionista quem falou. Vamos repetir a informação divulgada pelo próprio TSE, peritos e técnicos da Polícia Federal: “Em teste conseguiram burlar a linha de transmissão das informações e penetrar na rede do Tribunal. Venceram a linha de transmissão e foram para dentro da própria rede do Tribunal”.

INVIOLÁVEIS
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Roberto Barroso, que sempre divulgou que as urnas eletrônicas eram 100% invioláveis, fez a seguinte declaração: “Esse foi o ataque mais relevante e que vai exigir mais cuidado do TSE”. Admitindo que a transmissão de dados pode ser violada.

ESTÁ PROVADO
Ficamos imaginando como deve se sentir o deputado estadual, Francischini, que teve quase 430 mil votos dos paranaenses e foi cassado porque falou que as urnas eletrônicas poderiam ser fraudadas, mas não provou. Acredito que esta demonstração feita por peritos e técnicos da Polícia Federal deveria servir de prova para ser revista a decisão de cassação do deputado. Isto em direito chama-se a exceção da verdade.  

INSPIRAÇÃO
Um advogado que faleceu de câncer em 2012 deixou uma doação de mais de R$ 8 milhões em herança para o Instituto de Câncer de São Paulo e Hospital Sírio Libanês, locais onde ele fez o tratamento por mais de 3 anos. Por causa da demora no processo de inventário os hospitais receberam o dinheiro recentemente. O dinheiro está sendo usado em reformas e em investimentos nos hospitais. História inspiradora, pois são muitas pessoas que falecem e não deixam sua herança para ninguém. Nestes casos ficando para a “viúva”, que é a Receita Federal.

REFLEXÃO
Estamos chegando no fim do ano e Maringá passou das 1.600 mortes por causa da Covid. Muita gente querida partiu e tem quem pessoas pensando em carnaval. O fato é que isto ainda não acabou. 

COMPARTILHE: