Início Maringá Saúde realizou 500 testes rápidos em ação de combate à AIDS

Saúde realizou 500 testes rápidos em ação de combate à AIDS

No dia primeiro de dezembro a Secretaria de Saúde e Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) realizaram 500 testes rápidos. O serviço foi oferecido durante iniciativa no Dia Mundial de Combate à AIDS. Do total de testes rápidos, foram 125 de HIV, 125 de sífilis, e 250 de hepatite B e hepatite C. Além disso, foram distribuídos 400 autotestes e realizadas orientações à população sobre o tema. Tudo sem custo aos participantes.

O Coordenador do CTA, Marcelo Silva, ressaltou que o evento, alusivo ao Dia Mundial de Combate à AIDS, teve objetivo de conscientizar sobre ações preventivas como uso da camisinha externa ou interna, gel lubrificante, diagnóstico e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis (IST). Intenção é desenvolver e reforçar o esforço mundial da luta contra a AIDS.

Por mês, o Centro de Testagem e Acolhimento de Maringá faz cerca de 500 testes. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das sete às 16 horas, na UBS Policlínica Zona Sul.

A testagem gratuita tambem é feita em outros postos de saúde, porém, por meio de agendamento ou em casos graves com sintomas aparentes. Todo atendimento é sigiloso e o resultado sai em até 15 minutos.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: