A Secretaria de Saúde, em parceria com outras secretarias municipais, continua neste sábado o Dia D de Combate à Dengue. Hoje, equipes de servidores da Prefeitura vão realizar a coleta de materiais recicláveis que potencialmente podem acumular água. Cerca de 190 Agentes de Controle da Dengue serão mobilizados para a ação em um território de 195 quarteirões. A expectativa é atingir cerca de oito mil residências, entre os bairros Jardim Alvorada I, Vila Operária, Zona 6, Parque Hortência II e Parque Grevíleas I e II.
“Essa segunda etapa vai promover a conscientização de cinco áreas com situação de risco da dengue em Maringá. Os moradores serão orientados a retirarem todo material que possa acumular água e, depois a Secretaria de Limpeza Urbana vai recolher os itens. O critério de seleção desses lugares considerou a maior vulnerabilidade das regiões, conforme número de notificações no período epidemiológico, índice predial de incidência de larvas de Aedes aegypti, conforme levantamento do 4º LIRA de 2021 e características do bairro que favorecem a proliferação do mosquito”, explicou o gerente de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Maringá, Eduardo Alcântara.
A iniciativa teve dois dias de ações. Ontem, a primeira atividade envolveu as escolas municipais com teatro e conscientização, transformamos os pequenos em fiscais da dengue com direito a entrega de crachá. O secretário de Saúde, Marcelo Puzzi, disse que essa foi a forma leve e divertida de levar o assunto até as crianças da escola Geraldo Meneguetti. Os pequenos aprenderam que é preciso manter a casa limpa para acabar com o mosquito Aedes aegypti. O crachá entregue a eles diz que têm autoridade para dar bronca em quem não fizer a parte dele.
Depois do início do ciclo epidemiológico, em agosto, Maringá tem 30 casos positivos da doença.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução